Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Evento em Belém discute alternativas para criminalidade urbana

O debate será realizado pela UNAMA, campus Alcindo Cacela, entre os dias 16 e 17 de abril
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 08/04/2019 - 12:21
A imagem mostra um microfone
Evento em Belém discute alternativas para criminalidade urbana

A criminalidade urbana é um tema complexo e presente em todo o país. A busca por alternativas é urgente e movimenta toda sociedade. Diante deste cenário, o Programa de Pós-graduação e Meio Ambiente e Desenvolvimentos Urbano da Universidade da Amazônia promove o evento “Diálogos Urbanos: o crime como fenômeno urbano” nos dias 16 e 17 de abril, a partir das 19h. O evento é aberto a todos os interessados no tema e acontece no auditório David Mufarrej do campus Alcindo Cacela.

A programação discute a criminalidade nas cidades brasileiras. A abertura dos debates será com o professor Dr. Pery Francisco de Assis Shikida, pesquisador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE que vai falar sobre “A Economia do Crime: o crime compensa?”. Também ocorrerá o lançamento do Livro “Memórias de um pesquisador no Cárcere” de sua autoria.

De acordo com uma das organizadoras do evento, professora Dra. Rosália Corrêa, a academia tem o papel fundamental de contribuir para questões que suscitam uma atenção especial, como é o caso da criminalidade urbana, por meio dos seus estudos e das suas reflexões. “A presença da criminalidade está alterando o comportamento social dos indivíduos e a dinâmica das cidades, através do sentimento de insegurança que transforma a vida social, portanto não é um tema pontual, é um tema que ocupa a vida pública da maioria das cidades, e trazer esse debate é imprescindível e urgente, mesmo sabendo que as respostas não são fáceis, mas também não podem ser imediatistas”, afirmou.

Além disso, a professora mencionou uma das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação da UNAMA, que têm como tema central as Políticas Públicas e Qualidade de vida na Amazônia. “A pesquisa apresenta três eixos: social, econômico e ambiental, sendo que no eixo social discute-se sobre criminalidade urbana. Todos esses aspectos contribuíram para pensássemos em uma discussão nesse sentido, a partir da qual pudéssemos acrescentar informações substanciais às nossas propostas de pesquisa”, completou.

Estarão presentes na mesa o Coronel da Polícia Militar, André Luiz Almeida e Cunha, que vai tratar sobre “O sistema penitenciário paraense”.  A professora Dra. Nachara Palmeira Sadallas complementa a programação com a palestra “Psiquiatria forense e criminologia” e a Professora Eulina Maia Rodrigues como debatedora.

O evento também promove exposições e mesa redonda com especialistas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da UNAMA e representantes do Governo do Estado do Pará que debaterão sobre as várias faces da criminalidade no Estado, como “A formação do cidadão em conflito com a lei, praticante de crime contra o patrimônio em Belém do Pará”, com o Msc. Everaldo Marques de Oliveira Neto; “As organizações criminosas”, com o Msc. Carlos André Viana da Costa, Secretário Adjunto de Inteligência e Analise Criminal; “Criminologia estatística”, com especialista em segurança pública Edilson Brito Costa e finalizando com “O projeto fábrica esperança e o trabalho de ressocialização dos egressos do sistema penitenciário paraense”, com o Msc. Denis da Silva Farias, Diretor Geral da Associação Polo Produtivo Pará.

Comentários