Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Evento debate gênero nas relações internacionais

“Relatos de Gênero” será realizado em janeiro no campus Alcindo Cacela
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 31/12/2019 - 12:14
Logo da UNAMA
O Grupo de Estudos de Gênero e Relações Internacionais (GENERI), formado por alunos e professores da UNAMA – Universidade da Amazônia, promove o IV Relatos de Gênero entre os dias 27 a 31 de janeiro, das 14h às 19h, no campus Alcindo Cacela. O evento abre espaço para discussões sobre gênero e feminismo, com ênfase nas Relações Internacionais. As inscrições podem ser feitas no local do evento.
 
O IV Relatos de Gênero é um evento anual que surgiu a partir da necessidade de direcionar as discussões relacionadas ao gênero como uma troca de experiências, pesquisas e mentorias de integração de pessoas interessadas nesses estudos. De acordo com a professora do curso de Relações Internacionais e coordenadora do evento, Brenda De Castro, a temática desse ano é “Subjetivando a política mundial”. “O tema surge a partir de um contexto de uma recente tendência nas ciências políticas e nas relações internacionais. A ideia é pensar a política mundial a partir das pessoas”, explicou.
 
A programação conta com eixos temáticos como Identidades em deslocamentos interseccionalizados; Economia, política e desenvolvimentos; Guerra, violência e segurança; e Sujeitos, Emoções e corpos dentro da política mundial. “Temos muitos trabalhos ligados ao contexto Amazônico. Temos alguns trabalhos aprovados para apresentação durante o evento que vão discutir sobre economia, exemplificado pelo caso de mulheres que trabalham com artesanato de Icoaraci (região Metropolitana de Belém), movimento das mulheres das Ilhas Belém e Cotijuba. Falando mais sobre a questão política, também temos discussões de trabalhos sobre tráfico de mulheres na região”, afirmou.
 
Todos os trabalhos aprovados, mesas de debate da programação do evento e atualização das atividades do grupo de pesquisa estão disponíveis nas redes sociais oficiais do grupo de estudos no Twitter e Instagram.

Comentários