Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudantes adaptam pratos em festival gastronômico

As porções de Paella paraense foram servidas no stand da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 16/08/2019 - 10:17
As porções foram servidas no stand da universidade
A tradicional Paella de Portugal e Espanha ganharam novos toque culinários por meio da preparação regional de alunos e professores do curso de gastronomia da UNAMA – Universidade da Amazônia. As porções de Paella paraense foram elaboradas e apresentadas durante a terceira edição do “Circuito Gastronômico – Mercado Criativo”, no último sábado (10), promovido pela Prefeitura de Belém. As porções foram servidas no stand da universidade, dentro do Mercado de Carne Francisco Bolonha.
 
Ao todo, 16 pessoas entre alunos e professores da UNAMA participarão do festival. Os acadêmicos puderam auxiliar ainda os demais chefs nos preparos de outros pratos com ingredientes amazônicos, técnicas da cozinha indígena e exercitando a reutilização de insumos regionais. A grande atração do dia foi escolher o melhor prato, já elaborado por boieiras do Ver-o-Peso, que passaram por capacitação do campus Alcindo Cacela, no início de agosto. Durante as oficinas com as boieiras, foram ensinadas habilidades básicas em gastronomia, planejamento e elaboração de receitas e atendimento ao cliente.
 
Entre os pratos mais preparados pelas 30 boieiras cadastradas no programa da UNESCO, os peixes foram os mais procurados. Entre eles filhote, pescada, gó e pirarucu. Para o coordenador do curso de gastronomia da UNAMA, Bruno Morais, é fundamental o contato de todos na experimentação e vivência do saber acadêmico e, principalmente, o popular. “Esses momentos acabam sendo um intercâmbio de saberes, sejam no contato das capacitações ou no dia a dia do trabalho dessas boieiras. Daí a importância, uma vez que podemos mostrar um pouco do curso de gastronomia a comunidade e aproximar os nossos alunos da realidade das feiras de Belém”, disse o gestor.
 
Além da apreciação da gastronomia local, o Circuito Gastronômico – Mercado Criativo ofereceu programações culturais e artísticas. Entre elas, a apresentação das bandas da Guarda Municipal Belém, a Orquestra de Violoncelos da Amazônia, de Mestre Curica e dos DJs Bernardo Pinheiro e Albery. O público contou ainda com a degustação das tapiocas vencedoras da edição Mosqueiro, do Circuito Gastronômico, realizado no final do mês de julho.
 

Comentários