Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Entenda como um teste vocacional pode te ajudar a escolher uma profissão

Jéssica Ibrahim
Por: 12/01/2022 - 18:14
Pixabay

Está determinado a iniciar uma graduação, mas não sabe qual cursar? Calma! Você não é o único a passar por essa situação. Enquanto alguns estudantes têm plena certeza sobre qual curso fará após o ensino médio, outros ficam com muita dúvida. E é normal, tá? Afinal de contas, escolher a profissão que quer exercer durante toda a vida não é uma tarefa fácil.

Mas sabia que existem formas de acelerar esse processo de autoconhecimento acadêmico? Fazer um teste vocacional pode ser a solução para esse problema! Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto!

O que é teste vocacional?

O principal objetivo do teste vocacional é identificar características que possam levar a caminhos profissionais, por meio da avaliação de personalidade, aptidões, tendências psicológicas e preferências pessoais. 

O teste identifica quais são os pontos fortes e fracos do futuro universitário, pontuando em quais áreas ele terá a maior probabilidade de se dar bem. Por tanto, esse é um processo de autoconhecimento super importante e pode realmente guiar quem está indeciso. Super bacana, né?

Vale a pena fazer um?

Com certeza! Realizar um teste vocacional vai te guiar assim como uma luz no fim do túnel, sabe? Você vai conseguir ter mais clareza na hora de escolher uma graduação. Por exemplo, se você não gosta muito de cálculos ou rotinas engessadas, dificilmente vai gostar de cursar ciências contábeis, por exemplo. O teste vai te mostrar isso de uma forma muito clara!

Teste vocacional POP

Sabia que o grupo Ser Educacional tem um teste vocacional próprio? Com o POP, você consegue ter uma orientação sobre as profissões que mais combinam com as suas habilidades e, dessa forma, escolher qual carreira irá seguir.

Com o objetivo de orientar os estudantes de forma eficiente, o POP reúne 10 perguntas que devem ser respondidas por você. A soma desses pontos vai mostrar as opções de cursos que se adequam ao seu perfil. Clica aqui para descobrir mais!

Comentários