Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Empreendedorismo regional e inovação marcam projetos universitários

O programa Amazônia UP recebeu projetos de alunos da UNAMA que visam aprimoramento de técnicas e a busca pelo conhecimento
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 13/12/2017 - 12:31
Imagem mostra logo do evento
Os estudantes se preparam para Feira de Oportunidades e Sprint
Estudantes do 6º semestre do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia (UNAMA) estão participando do Programa Amazônia UP – Empreendedorismo Sustentável. Este projeto, que conta com o apoio da Instituição de Ensino Superior (IES), busca apoiar ideias de universitários e recém-formados, incluindo cursos técnicos, para a geração de negócios inovadores na Amazônia com foco no setor rural e no uso sustentável dos recursos naturais, como o açaí, cacau ou pesca.
 
O grupo formado por Adriana Gonçalves, Andréa Rosário, Rayssa Balacol, Iêda Oliveira, Camila Sousa e Jefferson Ferreira desenvolveu o “Minifish”, um empanado que reúne elementos típicos da culinária paraense e foi concebido durante a Feira de Tecnologia de Alimentos e Empreendedorismo da UNAMA. “Percebemos que o nosso prato é inovador e remete aos ingredientes regionais. Usamos peixe gurijuba, castanha do Pará e farinha de aveia. O nosso objetivo é colocar esse produto no mercado a partir desse programa”, explicou Adriana Gonçalves.
 
Também foram selecionados pelo programa os projetos de outros grupos de alunos como Pasta de Pupunha, BelNuts e CupuNuts e Farofa de Açaí. Todos foram criados a partir da Feira de Tecnologia de Alimentos, do curso de Nutrição da UNAMA.
 
O cronograma do Amazônia UP conta com cinco etapas e os alunos da UNAMA já passaram pelas fases de inscrição, seleção e pré-aceleração. Atualmente, se preparam para Feira de Oportunidades, que apresentará os produtos aprovados para um público composto por empresários, investidores, instituições de ensino e pesquisa, e Sprint, que elegerá 3 projetos para passarem por um estágio de desenvolvimento no Centro de Empreendedorismo da Amazônia. O resultado será divulgado em 2018.
 
Além do Minifish, o programa aprovou mais 8 projetos de empreendedorismo sustentável. No mês de novembro, os grupos selecionados passaram por uma espécie de treinamento com auxílio de professores e equipe técnica da UNAMA. Na ocasião, eles trabalharam Plano de Marketing, Plano Financeiro e participaram de um treino para saber como vender a ideia em uma Feira de Oportunidades.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Ivie Maneschy, essa é uma oportunidade para que os estudantes possam exercitar a criatividade. “O aluno também consegue enxergar muitas possibilidades de negócios após finalizar o curso, com isso tem mais confiança e se identifica mais com a profissão escolhida”, afirmou.
 
A coordenadora do curso de Administração, professora Regina Teixeira, que também está na organização da parceria entre UNAMA e Amazônia UP, considera esta ação uma possibilidade de alunos vivenciarem a realidade empresarial. “É de extrema relevância a gestão empresarial baseada nos pressupostos da sustentabilidade ambiental de seus processos produtivos e administrativos, ou seja, o mercado pede um empreendedor socialmente responsável ambientalmente”, declarou.

Comentários