Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Educação Física da UNAMA participa de Audiência Pública

Sessão discutirá importância da formação acadêmica do profissional de educação física em academias de musculação
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 27/06/2019 - 11:01 - Atualizado em: 27/06/2019 - 12:04
Educador físico e aluno
Coordenador do curso irá ministrar palestra na ocasião
Nesta sexta-feira (28), às 09h, o coordenador do curso de Educação Física da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia participa de uma Audiência Pública no auditório do Ministério Público do Estado do Pará, município de Santarém. O tema abordado será a atuação do personal trainer, em academias de musculação, que não são profissionais de Educação Física.
 
Na ocasião, o coordenador do curso da UNAMA, Luiz Carlos Vieira, ministrará uma palestra sobre a importância da formação acadêmica para atuação profissional. Segundo ele, esse é um tema que deve ser debatido urgentemente com estudantes, profissionais, empresários do ramo e a sociedade em geral, em vista de haver, por todos, o adequado entendimento sobre os aspectos relacionados à formação e atuação do profissional da área no contexto de sua responsabilidade social, especialmente no campo da saúde.
 
“Em 2018 houve um marco para a área da Educação Física em Santarém, quando a Promotoria de Justiça da cidade (Ministério Público do Estado do Pará-MPPA), por meio do ofício n.º 4045/208-MPPA/STM/8PJ, encaminhou ao CREF18 PA/AM a Recomendação n. 09/2018- MPPA/STM/8PJ. Dentre os vários pontos considerados nesse documento, um (o art. 196 da Constituição Federal) trata sobre a saúde ser um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos”, ressaltou.
 
A Recomendação acima se aplica aos municípios de Santarém, Mojui dos Campos e Belterra, e visa que existam medidas diferenciadas do profissional e o estagiário de Educação Física. Tais medidas, que incluem, por exemplo, uso de uniformes diferenciados, visam garantir que os beneficiários identifiquem aqueles que são estudantes e estão em condição de estágio em Educação Física.

Comentários