Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Drones são destaque em Congresso de Engenharia

Palestra destaca as várias aplicações destes equipamentos no ramo da Engenharia
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 21/09/2017 - 15:21
Imagem mostra um drone
A palavra “drone” é utilizada comercialmente para representar uma classe de veículos não tripulados
Os “Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)”, mais conhecidos como “drones”, estão sendo cada vez mais utilizados pela sociedade. Construídos para fins militares, hoje já são utilizados em outras áreas, como a Engenharia e a Agronomia. A ferramenta agora também faz parte do lazer de algumas crianças e jovens, que utilizam a tecnologia em campos e bosques.
 
De acordo com o professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade da Amazônia (UNAMA), José Real, a palavra “drone” é utilizada comercialmente para representar uma classe de veículos não tripulados. “Essa tecnologia pode ser autônoma, quando não apresenta qualquer tipo de intervenção humana na navegação, ou não autônoma, quando existir uma pessoa controlando remotamente a aeronave”, explica.
 
As aplicações dos VANTS são inúmeras e muitas delas ainda não estão bem desenvolvidas ou estão em fase de pesquisa, resultando em um vasto campo de investigação e negócios, como explica o engenheiro. “Essa é uma tecnologia de baixo custo, se comparada a de satélite, que pode auxiliar o ser humano em atividades de risco ou em aplicações nas quais as imagens são importantes para tomadas de decisões”, afirma.
 
Hoje, os drones são utilizados para as mais diversas aplicações. Atuam na vigilância de costeiras, fronteiras e multidões, etc.; no monitoramento de áreas degradadas, coleta seletiva de lixo ou áreas urbanas; no auxílio do combate a incêndios florestais; inspeção de linhas de transmissão de energia; sensoriamento remoto; aerofotogrametria; pulverização de inseticidas; e identificação de tipos de lavouras e as pragas associadas. 
 
O professor explica que na inspeção e monitoramento são instaladas câmeras de vídeos especiais que, dependendo do problema, operam em uma faixa específica do espectro de luz. “No caso de uma aplicação para monitoramento de linhas de transmissão de energia, por exemplo, câmeras que operam na faixa do espectro infravermelho são instaladas para registrar a temperatura de isoladores e das próprias linhas de transmissão, podendo também indicar uma possível falha no sistema”, detalha. Ele cita também as aplicações para monitoramento de pasto, onde são instaladas câmeras de vídeo, que quando associadas a softwares de reconhecimento, facilitam o gerenciamento e o manejo do rebanho.
 
Esse assunto será tema da palestra “Utilização de drones para inspeção e monitoramento”, que compõe a programação do 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia: Engenharias”, promovido pela Universidade da Amazônia (UNAMA). O evento ocorrerá no período de 28 a 30 de setembro, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia. As inscrições e outras informações estão disponíveis no portal da UNAMA, por meio do endereço http://eventos.sereduc.com.  

Comentários