Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Drama dos refugiados é debatido em simulação na UNAMA

Há oito anos, curso de Relações Internacionais prepara acadêmicos para analisar e propor políticas sobre questões atuais e pertinentes em âmbito mundial
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 30/10/2018 - 18:39 - Atualizado em: 31/10/2018 - 09:46
A imagem mostra uma pessoa promovendo um curso
Foto: Comitê do Sionu
“O Drama dos Refugiados no Mundo” foi tema da VIII Simulação de Organismos das Nações Unidas (Sionu), que ocorreu no último dia 23 de outubro na UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Ananindeua. A programação, organizada pelo curso de Relações Internacionais da Instituição, teve por objetivo discutir a temática, treinar a capacidade de negociação e interação com outros acadêmicos. O encontro seguiu até o dia 25 de outubro e contou com arrecadação de doações para refugiados venezuelanos em Belém.
 
Em 2018, comemora-se 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a escolha da abordagem foi pensada a partir da importância de se entender as causas e as consequências de conflitos políticos na vida das pessoas. O primeiro dia do encontro contou com a defesa dos artigos e a palestra magna, presidida pelo professor de Direitos Humanos e de Direito Constitucional e membro do Grupo de Pesquisa Conflitos Armados, Massacres e Genocídios/CNPQ da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Flávio Leão Bastos.
 
No segundo e terceiro dias, foram iniciadas as rodadas de negociações. “Os acadêmicos são divididos em grupos de quatro. Simulamos o debate ao interno do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, sendo fiéis ao que pensam os vários Estados-membros e exercitando a capacidade de argumentação, diálogo e busca das melhores atitudes concretas para a superação do problema”, disse o coordenador da Simulação de Organismos das Nações Unidas, Mário Tito Almeida.
 
Ainda de acordo com o pesquisador, a discussão é fundamental pelas zonas de conflitos e cenários paradoxais. “De um lado, se tem a crescente insurgência de ideias e atos marcados pela xenofobia, pela intolerância, pela negação de direitos, pelo desprezo às minorias, cuja concretização mais dramática é o tratamento dado aos refugiados no mundo inteiro. De outro lado, existe a emergência de ações de resistência, lideradas por mulheres, comunidades LGBT, por trabalhadores rurais e organizações da sociedade civil nacional e global”, ressaltou o professor Mário.
 
Sionu
 
A Simulação de Organismos das Nações Unidas é um evento que está presente em diversas instituições de ensino superior, especialmente nos cursos de Relações Internacionais. Na UNAMA, ela ocorre há oito anos. A iniciativa do visa proporcionar um ambiente prático para o exercício da diplomacia entre os alunos e tem a missão de preparar o egresso para estar capacitado para analisar e propor políticas sobre questões atuais e pertinentes em âmbito mundial.
 

Comentários