Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Direitos Humanos e Lava Jato foram temas do segundo dia de Congresso

Participantes tiveram a oportunidade de debater temas que fazem parte do cotidiano na tarde desta sexta-feira (27)
Assessoria de Comunicação Por: 27/10/2017 - 19:46 - Atualizado em: 30/10/2017 - 18:33

Por Alessandra Fonseca e Camille Nascimento

O painel “Operação Lava-jato: Entre a eficiência judicial e a efetivação dos direitos fundamentais” reuniu, na tarde desta sexta-feira (27) durante o III Congresso Brasileiro de Processo Constitucional, o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Pará, Valério Saavareda; o especialista em Advocacia Criminal, Clodomir Araújo; e os coordenadores do curso de Direito da UNINASSAU Belém, Thiago Brito e Brenno Miranda.

A discussão foi realizada sob o contexto político que o Brasil vive atualmente, com operações federais que trazem à tona casos de corrupção com políticos e empresários brasileiros, entre elas, a Lava Jato. Para o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Pará, Valério Saavareda, o encontro foi fundamental para realizar uma abordagem constitucional sobre as legalidades e os atos ilegais da operação. “Fizemos uma reflexão junto aos universitários quanto a legalidade da prática da delação premiada e os efeitos danosos para a cidadania”, explicou.

Outro tema abordado neste ciclo de painéis e conferências foi “As repercussões no novo Código de Processo Civil nos processos administrativos”, conduzido pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, Daniel Lavareda; pela doutora em Direito Administrativo, Arianne Cal Athias; e pela diretora do Instituto de Ciências Jurídicas da UNAMA, Fabíola Machado. Segundo Lavareda, é fundamental que os futuros profissionais do Direito estejam inseridos nas discussões sobre o novo código de Processo Civil. “São profundas reflexões e reformulações nos princípios do Processo Administrativo, que engloba questões como o da mediação e conciliação, penas alternativas e outros”, explica.

A professora Arianne Cal Athias reforça que é importante saber quais normas deste novo código civil são aplicadas aos processos administrativos. “Basicamente esclarecemos até que ponto é aplicado o código de processo civil aos processos administrativos”, finalizou Athias.

A terceira conferência falou sobre “Os Aspectos atuais e polêmicos do controle de convencionalidade em matéria de Direitos Humanos”, com o pós-doutor pela Universidade de Munique, Ingo Sarlet, além do presidente de mesa, Fabrício Cardoso, e a coordenadora do mestrado em Direitos Fundamentais e debatedora, Carla Noura. O conferencista destacou o conceito de controle de compatibilidade. “Trata-se essencialmente da relação entre os Direitos Humanos e Direitos Fundamentais, que se mostram cada vez mais acentuadas no cotidiano brasileiro. O controle de convencionalidade vem como uma forma de garantir e fiscalizar a aplicação dos tratados de Direitos Humanos”, afirmou.

A programação terminou com o tema “Aspectos civis-constitucionais do dever de indenizar”, com a presença do procurador autárquico Flávio Tartuce; do presidente de mesa, Dr. Fabrício Vasconcelos; e da desembargadora do Trabalho Pastora Leal.

Aluna do 6º período do curso de Direito da UNAMA, Jennifer Santo comentou sobre o aprendizado durante o Congresso. “Eu gostei muito das informações que não são tão cotidianas, é necessário um estudo bem profundo para compreender e receber esse conhecimento de todos estes especialistas, é bem motivador”, avalia a universitária.

Galeria: 
III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo Constitucional

Comentários