Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia Nacional da Televisão: Veja como se tornar repórter televisivo de sucesso

Por: Camilla de Assis 18/09/2023 - 16:44

Por Ruan Reis

 

No dia 18 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Televisão. A data visa relembrar o início das transmissões no Brasil, que ocorreram em 1950. Quem é apaixonado por essa área da comunicação, tem a oportunidade de se tornar um repórter de sucesso. Para tal, é preciso desenvolver habilidades específicas, experiência, ter perseverança e uma rede de contatos. 

 

Confira, a seguir, alguns passos que listamos para te ajudar a se tornar um(a) repórter televisivo de sucesso!

 

 

1. Educação e formação

 

O primeiro passo é obter uma educação relacionada à comunicação social, jornalismo ou áreas afins. Ter um diploma em jornalismo é uma grande vantagem. Participe também de cursos e workshops de jornalismo, comunicação e técnicas de reportagem, para aprimorar suas habilidades.

 

 

2. Desenvolva habilidades de comunicação

 

Desenvolva suas habilidades de escrita, edição e narrativa. Um(a) repórter de sucesso deve ser capaz de comunicar informações de forma clara e cativante. Trabalhe também a sua expressão oral, dicção e pronúncia, já que a comunicação verbal é fundamental na televisão.

 

 

3. Adquira experiência

 

Comece como estagiário ou em cargos de nível de entrada em uma estação de televisão, rádio ou jornal local. Construa um portfólio com os trabalhos que já fez, incluindo reportagens, entrevistas e histórias que você tenha produzido durante sua carreira inicial.

 

 

4. Especialize-se

 

Considere a possibilidade de se especializar em uma área específica, como política, esportes, cultura ou economia, por exemplo. Isso pode te ajudar a se destacar em um campo específico. Aprofunde-se também em tópicos relevantes para suas reportagens e fique atualizado com as últimas notícias e desenvolvimentos.

 

 

5. Network

 

Construa relacionamentos sólidos com colegas, editores, produtores e outros profissionais da área. Uma rede de contatos pode te ajudar a encontrar oportunidades de trabalho e colaborações futuras. Não esqueça de participar de eventos, conferências e associações de jornalismo para conhecer pessoas e manter-se atualizado sobre as tendências da indústria.

 

 

DICA BÔNUS!

 

 

6. Crie seu próprio conteúdo

 

Além de trabalhar para uma estação de televisão, considere criar seu próprio conteúdo, como um blog, canal no YouTube ou podcast. Isso pode ajudá-lo a ganhar visibilidade e experiência adicional.

 

Lembre-se de que o sucesso como repórter televisivo pode levar tempo, então seja paciente e busque por oportunidades e aprimoramento profissional. Comece sua carreira clicando aqui!

   

 

Comentários