Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia Mundial do Rock: Confira 5 videoclipes de bandas de rock da Pará

A data é celebrada todos os anos pelos amantes do gênero musical
Por: 13/07/2023 - 00:00 - Atualizado em: 13/07/2023 - 17:01

Hoje é dia de rock!!! 

 

Nesta quinta-feira (13), celebramos o Dia Mundial do Rock, data escolhida em homenagem ao Live Aid, um evento que aconteceu neste dia em 1985. Quer conhecer mais sobre a história? Então, continue a leitura e se surpreenda. 

Voltando em 1985, chegamos ao Live Aid. Um mega concerto organizado por Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar fundos para prover alimentos na Etiópia. Foi nesta data que Phil Collins, participante do evento, expressou que gostaria que aquele fosse considerado o "Dia Mundial do Rock". E assim foi! 

O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss, entre outros.

Mas, e o rock no Pará? Calma que explico! 

 

Caracterizado por ser fortemente pensante, a cena paraense revelou diversos nomes como Stress, uma das primeiras bandas de heavy metal que surgiram nos anos 80. Assim como esse grupo, muitas bandas tomaram conta da cena e se tornaram conhecidas, como Insolência Públika e Madame Saatan.  

Ao passar do tempo, a cena do rock alternativo do Pará foi crescendo e ganhando forma e força. As bandas COUT, Jato Jambu e Zeit são três representações que expressam a nova pegada roqueira do estado. Os grupos são formados por artistas independentes que resgatam a estética do rock dos anos 2000 e do emo.

Por isso, reunimos alguns vídeos do grupos de rock paraense para você conhecer os temas abordados em suas letras e produção artística. Veja a seguir:


 

INSOLÊNCIA PÚBLIKA

Beirute está morta

(Reprodução/SoundCloud)

 

STRESS

Heavy Metal é a Lei

(Arquivo/Stress)

 

COUT

Viviajei (Clipe Oficial)

 

(Reprodução/Facebook)


 

JATO BAMBU

ESTEPE | Recording Session


 

(Reprodução/Twitter)



 

ZEIT

Apresentação no SOM PARÁ

(Divulgação / Tuyuka Lara)

 
Gostou das bandas? Legal, não é?! Você também pode aprender ainda mais sobre o rock Paraense. O documentário chamado "Lado B: O rock paraense dos anos 80"fala sobre o surgimento de várias bandas do estado naquele período. 

Comentários