Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Sertanejo: A importância da cultura sertaneja para a formação da sociedade brasileira

Por: 03/05/2022 - 10:08
O homem sertanejo é fundamental para a formação da sociedade brasileira. crédito: pixabay
Dia do Sertanejo: A importância da cultura sertaneja para a formação da sociedade brasileira

O Brasil é conhecido por diversas características, e uma delas é sua diversidade cultural. A formação da sociedade brasileira perpassa diferentes nacionalidades e influências culturais, entre elas a cultura sertaneja. Nesse dia 3 de maio, data em que se comemora o Dia do Sertanejo, conversamos com o professor Gledson Rocha, de uma das instituições de ensino superior do Grupo SER Educacional, para compreender um pouco a importância dessa cultura na formação do povo brasileiro.

Origem da data

Em 1964 a rádio Aparecida decidiu homenagear os fiéis que se deslocavam de suas cidades para visitar o município de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. A data ficou marcada no veículo radiofônico e a programação passou a incluir celebridades do estilo musical, como violeiros e cantores. A procissão acontecia nessa época para agradecer pelas coisas boas alcançadas no ano anterior.

"SERtão sertanejo"

O professor e historiador Gledson Rocha explica, a princípio, as razões pelas quais o sertanejo é tão importante para a cultura brasileira. "A cultura sertaneja é uma cultura agrária. O Brasil começa como um país agrário, então, uma das coisas que as pessoas não entendem é que o sertanejo pega parte do semiárido, que é do sertão. Como eu coloquei na minha dissertação, o sertanejo é de acordo com a natureza do que ele vive, o seu sentimento de pertencimento, de acordo com o território da caatinga", ele menciona.

Em sua dissertação de mestrado, Rocha apresenta algumas características pontuais que diferenciam e destacam a cultura sertaneja das demais expressões de vivência brasileira. "Tem até um livro muito bacana que é 'Bonito pra chover', ou seja, encontre outras culturas, quando está escuro, nublado, é considerado um clima feio. Já o sertanejo se enche de esperança com a volta da chuva. Então aquele pertencimento, de contato com a natureza, outras culturas no mundo têm contato com a natureza. O sertanejo pertence àquela caatinga. Então, em 'SERtão', nós temos esse pertencimento com a natureza, e como eu coloquei na minha dissertação, quando a natureza fica verde e renasce, o sertanejo renasce junto com a natureza. É a harmonia que o inverno faz nascer, como diz Jessier Quirino em sua poesia", ele destaca.

Religiosidade

O docente apresenta ainda outros aspectos de destaque da cultura sertaneja, como o apego à religião. “E outra coisa que eu acho lógico, em meus estudos, veja, é a obediência. Eu até hoje. 37 anos, ainda digo ‘bença mãe’, ‘bença pai’. E a modernização do processo pós-moderno da globalização está um pouco acabando com esse respeito pelos mais velhos, os rituais religiosos. Nós temos um sertão coberto de representatividade religiosa, como Antônio Conselheiro, Padre Cícero, Padre Ibiapina, Frei Damião. É possível perceber que isso pega muito do cristianismo”, complementa Gleidson Alves.

Formação brasileira

Gledson explica a importância que o sertanejo teve, não apenas para a formação da cultura, como para a construção do Brasil. “A mão de obra sem dúvida é a mais fundamental. Eu pego sempre os meus alunos, quando pergunto: ‘Qual é a maior cidade do nordeste?’, eles respondem ‘Salvador’, ‘Recife’. Não, a maior cidade do Nordeste chama-se São Paulo. Olha a importância. E qual é o maior núcleo econômico da América Latina? São Paulo, maior cidade do Nordeste. Então toda a força da mão de obra nordestina, que migraram principalmente no início da industrialização para o sudeste do país, para a economia mesmo, é o sertanejo”, argumenta o docente.

Aprofundar os estudos

Alves ainda comenta o quão fundamental é se aprofundar nos estudos sobre a cultura sertaneja na graduação. “Estudar o sertão é estudar a origem. Se você pegar toda a formação territorial nordestina, ela é muito semelhante à formação territorial da Europa. O feudalismo, os minifúndios, os senhores feudais, a igreja, o Estado. Estudar o sertanejo é entrar e conhecer um Brasil Sertão, que convive com a natureza”, ele finaliza.

E você, quer entender mais sobre a formação do Brasil e seus aspectos históricos? Saiba mais sobre a graduação em História clicando aqui!

Comentários