Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia do fonoaudiólogo: descubra as áreas inusitadas em que o profissional pode trabalhar

Além do atendimento no consultório, o fonoaudiólogo tem um campo de trabalho bem mais amplo do que você imagina. Continue a leitura e saiba mais!
Por: 09/12/2022 - 10:32 - Atualizado em: 09/12/2022 - 11:32
Da clínica ao trabalho com artistas, a fonoaudiologia tem um campo de atuação amplo

Escrito por Thaynara Andrade

A fonoaudiologia é uma formação de caráter humanista que exige bastante empatia dos profissionais, já que lidará com problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas. Neste dia 9 de dezembro, em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo iremos conhecer um pouco mais sobre as diferentes áreas de atuação desse profissional. 

Antes de descobrir quais os campos de trabalho, é importante saber que os fonoaudiólogos tratam de dificuldades distintas, que podem ser originadas de problemas na fala, audição ou escrita, como condições de surdez, cegueira, dicção incorreta, transtornos de aprendizagem como dislexia, entre outros casos, que são acompanhados por esse profissional. 

 

Diante disso, o fonoaudiólogo tem a capacidade de atuar no tratamento de diferentes problemas de comunicação, bem como no aprimoramento das habilidades de expressão do paciente. A UNAMA separou algumas áreas que esse profissional pode atuar dentro do mercado de trabalho. Confira quais são elas:

 

Comunicação


Profissionais que atuam na área de comunicação, principalmente no jornalismo, precisam ter desenvoltura na hora de comunicar as informações ao público. Para isso, contar com o acompanhamento de um fonoaudiólogo se tornar fundamental para alcançar melhorias significativas na fala:


É o que diz Elaine Gemaque, coordenadora e professora do curso de Fonoaudiologia da UNAMA: “A fonoaudiologia atua com jornalistas através do trabalho na melhora da articulação, melhorando a dicção para que a fala se torne mais inteligível e convincente da informação transmitida, além do trabalho na voz.”


Instituições de ensino 


Segundo a docente, o fonoaudiólogo também pode encontrar espaço dentro de instituições de ensino: “a fonoaudiologia está envolvida tanto com os professores no trabalho de dicção e articulação, como na voz, sendo esta um instrumento de trabalho, como com os alunos que necessitam da identificação de patologias que envolvem o aprendizado.”


Nessas instituições, o profissional, ao fazer parte de um equipe multidisciplinar, pode contribuir para o diagnósticos de problemas na comunicação, além de realizar exames audiológicos específicos e terapias específicas para estimulação cognitiva e do aprendizado. 


Mídia Training 


O trabalho de mídia training diz respeito ao treinamento de um profissional, que pode ser um empreendedor ou algum porta-voz de uma empresa, para que ele possa alcançar uma melhor performance diante da relação com a mídia, que pode vir através de entrevistas, gravações e outras atividades. 


Para isso, fica claro que a participação de um fonoaudiólogo na preparação desse profissional é indispensável: “nosso papel nestes casos é resolver problemas de dicção, além de diminuir vícios de linguagens, diminuir a fala mais “regionalizada”, entre outras condições que podem causar ruído na comunicação.”


Artistas/Cantores

 

Além de jornalistas, empreendedores e porta-vozes de empresas, o aprimoramento da fala e da expressividade no geral, é essencial para qualquer artista, seja ele um músico, ator ou qualquer outro profissional que trabalhe diante de um público. Sobre a atuação nessa área, a coordenadora de fonoaudiologia da UNAMA dá sua explicação:


“O trabalho com artistas e cantores envolve articulação e voz, porém, com enfoques distintos, onde a voz cantada, também se faz presente. Parece ser o mesmo trabalho, mas são atuações diferenciadas e terapias com exercícios distintos tanto na área da voz quanto na área da linguagem.”, explica.


Gostou das dicas? Essas são só algumas das áreas que um fonoaudiólogo pode atuar, já que o aprimoramento da comunicação é uma necessidade de todos os profissionais e de qualquer nicho. 

 

Para quem desenvolveu interesse em cursar fonoaudiologia e deseja aproveitar as oportunidades dessa área, a UNAMA tem ofertas interessantes para que você possa realizar essa graduação a preços acessíveis e ter acesso a uma formação completa. 

 

 

Comentários