Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Cinema Brasileiro: 5 sucessos das telonas para assistir em casa

Por: 19/06/2023 - 08:09 - Atualizado em: 21/06/2023 - 08:22
Casal em cinema
Prepara a pipoca, pois são cinco sucessos para maratonar (Pexels)

Criado no final do século 19, o cinema foi inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière e não demorou muito para que os críticos passassem a considerá-la uma forma de arte. No século seguinte, o intelectual italiano Ricciotto Canudo, escreveu o Manifesto das Sete Artes levando o cinema à sétima posição. 

 

No Brasil, a sétima arte demorou para chegar. Mas, em 8 de julho de 1896, a primeira sessão de cinema foi realizada na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Quem esteve lá, pôde assistir pequenos vídeos que traziam filmagens de cidades europeias.

 

Celebrado no dia 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro, presta uma homenagem ao cinegrafista e diretor ítalo-brasileiro Afonso Segreto, que registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil no ano de 1898, quando o navio em que viajava, entrou na Baía da Guanabara.

 

Para celebrar esta data memorável, preparamos uma lista com filmes das telonas para você assistir no conforto da sua casa.  Confira!

 

BACURAU (2019)

 

 

Sinopse

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

 

AUTO DA COMPADECIDA (2000)

 


 

Sinopse

As aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.


 

MUNDO CÃO (2016)

 

 

Sinopse

Em 2007, antes de ser sancionada a lei que proíbe o sacrifício de animais abandonados, Santana era um funcionário do Departamento de Combate de Zoonoses, que trabalhava recolhendo cães de rua. Alguns dias depois de ter encontrado um enorme cachorro, o dono aparece para recuperá-lo, mas já é tarde para isso. O homem culpa Santana pelo ocorrido e trama uma vingança contra ele.

 

CINE HOLLIÚDY (2013)

 

Sinopse

Nos anos 70, habitantes de uma cidade do interior passaram a desfrutar de um bem, até então desconhecido: a televisão. Porém, o aparelho afastou as pessoas do cinema. Agora, cabe ao proprietário do cinema local tentar atrair o público de volta.

 

CIDADE DE DEUS (2002)

 

Sinopse

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, possibilitando que ele siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

 

Gostou das dicas? Espero que sim! Prepare a pipoca e boa sessão! 

 

Comentários