Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia da Matinta? Entenda a comemoração do “Halloween” no Pará

Por: 31/10/2023 - 17:22

Escrito por Maya Santos

Apesar de ser uma festa norte-americana, o Halloween também tem sua identidade demarcada no Brasil. No Norte do país, é comemorado o Dia da Matinta Perere. Mas, você conhece a lenda? Continue a leitura para descobrir. 

Na lenda, Matinta é uma entidade que protege a natureza e assume a forma de mulher, mas também tem a capacidade de se transformar em ave e incomoda o sono das pessoas para que elas entreguem algum presente, como café, tabaco ou qualquer outra coisa. Ela ainda concede desejos, mas a pessoa teria que dar algo valioso em troca. 

Em Belém, a data é comemorada no Cortejo Visagento, que chega em sua 5ª edição. Neste dia 31 de outubro, a cidade de Belém terá uma programação especial para celebrar o Dia da Matinta, que sairá do Cemitério Santa Izabel, a partir das 18h.

Mas quem pensa que o Dia da Matinta é apenas uma data festiva, se engana. Neste ano, o Cortejo homenageia a "Água: a mãe da vida pede socorro" e relembra a Iara, personagem do folclore brasileiro, com o objetivo de discutir as mudanças climáticas na região amazônica.

A festa começa no dia 31 de outubro e se estende ao longo da semana com atividades nas escolas, conforme explica a Lei nº 8330 de 16 de junho de 2004, que instituiu uma semana comemorativa das aparições folclóricas da Região Norte, denominada Semana Municipal "MATINTA PERERA".

“Art. 2º A partir do dia 31 de outubro, todas as escolas municipais através de suas respectivas diretorias, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizarão atividades lúdicas com personagens do folclore paraense durante uma semana a contar da data acima citada”, diz trecho da lei. 

Essas atividades são desenvolvidas por educadores e para você que se interessa pela área, basta acessar nossos cursos e conhecer. Clique aqui

SERVIÇO

V Cortejo Visagento

Data: 31/10

Horário: a partir das 18h

Local: Cemitério Santa Izabel, bairro do Guamá. 

 

Comentários