Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia da Gastronomia Sustentável: saiba como trabalhar o tema no cotidiano

Também chamada de “ecogastronomia”, essa modalidade utiliza alimentos naturais e nutritivos
Por: 16/06/2023 - 14:19 - Atualizado em: 18/06/2023 - 10:00
Comer frutas é essencial para nossa saúde (Pexels)

Já pensou em tornar sua alimentação mais saudável? Neste dia 18 de junho, celebramos o Dia da Gastronomia Sustentável e trouxemos algumas dicas importantes para transformar a sua alimentação e consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.

Com o objetivo de chamar a atenção mundial para o assunto, a gastronomia sustentável está muito ligada a diferentes comunidades e regiões, ganhando uma importância cultural relevante. Por isso, este conceito chega como tendência e promete uma mudança no estilo de vida. 

Também chamada de “ecogastronomia”, essa modalidade utiliza alimentos naturais e nutritivos, assim como também, exerce práticas sustentáveis nas atividades gastronômicas de cozinhas comerciais, como a redução no desperdício de alimentos, diminuição na produção de resíduos, proteção e utilização consciente de produtos.

Quer saber mais? Então, confira as dicas a seguir.

 

BOLO DE CASCA DE BANANA

 

Ingredientes:

 

 - 4 unidades de banana madura

 - 3 xícaras de farinha de trigo (420 gramas)

 - 2 xícaras de açúcar (320 gramas)

 - 2 xícaras de leite (480 mililitros)

 - 2 colheres de sopa de manteiga amolecida

 - 2 unidades de ovo

 - 1 colher de sopa de fermento em pó

 - 1 colher de chá de canela em pó

 

Modo de preparo:

 

  1. Comece a receita de bolo de casca de banana batendo as claras dos ovos em neve, e reserve na geladeira. Em seguida lave e descasque as bananas.

  2. Coloque no liquidificador as cascas de banana, as gemas dos ovos, o leite e a manteiga, bata até conseguir uma mistura homogênea.

  3. Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento e a canela. Adicione a mistura do liquidificador aos ingredientes na tigela e mexa bem.

  4. O passo seguinte da receita de bolo de casca de banana consiste em picar as bananas e adicioná-las à massa, o que irá conferir uma textura diferente. Junte também as claras de ovo e mexa para incorporar.

  5. Unte uma forma de bolo com manteiga e verta a massa do bolo de casca de banana nela. Coloque a assar no forno a 180ºC durante 45 minutos. Passado esse tempo, retire o bolo, deixe esfriar para desenformar e sirva. Bom apetite!

 

Para introduzir esse métodos no seu cotidiano, basta seguir as dicas a seguir:

 

  1. Consumir mais produtos orgânicos;

  2. Aumentar o consumo de vegetais;

  3. Consumir produtos da estação;

  4. Comprar do pequeno produtor;

  5. Reduzir o desperdício de alimentos;

  6. Evitar a utilização de sacolas plásticas;

  7. Tornar a sustentabilidade um hábito na sua família.


 

Você gostou dessas dicas? Então, não perca tempo e venha fazer parte da Unama. Conheça a nossa graduação em Gastronomia. É o norte que você precisa para ter uma carreira incrível. 

 

Comentários