Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Dia da Confraternização Universal: o que é e o que se espera para 2022 em relação à união dos povos?

Por: 31/12/2021 - 12:06
Pixabay

Escrito por: Jéssica Ibrahim

A chegada de um novo ano representa muito mais do que uma festa caracterizada por fogos de artifício. A data também simboliza recomeço e esperança, por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), escolheu o dia primeiro de janeiro para celebrar o Dia da Confraternização Universal e da Paz, que reflete o desejo da união entre os povos que formam o planeta terra. 

Quer conhecer mais sobre essa data? Então continue a leitura!

A Data

A ideia de celebrar a fraternidade entre os povos surgiu em 1968, quando o papa Paulo 6º escreveu uma carta sobre o desejo de destinar um dia para a celebração da paz mundial. No texto, ele explicou que gostaria que a comemoração não ficasse restrita apenas aos católicos, mas que o mundo todo abraçasse a causa. 

O Dia Mundial da Paz acabou sendo bem aceito pela ONU que acabou instituindo o Dia da Confraternização Universal e da Paz no dia primeiro de janeiro. 

Renovação

Como diria Mário Quintana, “nada jamais continua, tudo vai recomeçar”, e nessa época do ano o significado de renovação ganha mais força, né? Será que estamos praticando a solidariedade o suficiente? Buscamos compartilhar o que temos com os menos favorecidos?  Estamos conseguindo exercer a empatia? 

Esse parece ser o tempo certo para refletir e repensar sobre todas essas questões. Afinal, são esses atos, realizados por todos nós, que mudam a realidade da nossa casa, rua, bairro, cidade, estado, país e o mundo, causando um efeito dominó bastante positivo. 

União

Somos todos diferentes uns dos outros. É verdade. E essa característica já provocou muitas guerras e conflitos durante a trajetória da humanidade. Mas, todas as brigas só nos mostram a importância do respeito às diferenças culturais que cada um de nós carregamos. 

Afinal de contas, se não fosse a solidariedade humana com os semelhantes, não teríamos conseguido passar por tantas adversidades ao longo da história. Devemos sempre lembrar que não importa a religião, a cor, a preferência política, o gênero musical favorito ou o estilo de vida que escolhemos. Somos únicos e devemos nos acolher mutuamente para conquistar uma sociedade equilibrada e respeitosa. 

Em meio a toda a reflexão que essa data é capaz de provocar a pergunta que fica é: será que teremos mais união em 2022? Bom, após assistir a tantas vidas irem embora precocemente ao redor do mundo nos últimos dois anos, muitas delas provocadas pelo coronavírus, podemos arriscar afirmar que com certeza o desejo da grande parte da população é o de dias melhores, com muita saúde, paz, tranquilidade e união. 

 

Feliz ano novo!

Comentários