Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Depressão é tema de palestra com Drauzio Varella

Evento contou com a parceria da UNAMA e aconteceu na Assembleia Paraense
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 30/12/2019 - 18:05
Imagem mostra Drauzio Varela durante entrevista
Evento aconteceu no dia 19 de dezembro
As transformações da vida moderna e o desenvolvimento da depressão e ansiedade foram os eixos temáticos da palestra com o médico Drauzio Varella, que teve a UNAMA - Universidade da Amazônia como principal parceira na organização. A programação aconteceu na última no dia 19 de dezembro, no Salão de Festas da Assembleia Paraense, em Belém.
 
O encontro foi direcionado aos acadêmicos, profissionais da área da saúde, terapeutas, pacientes, pesquisadores dos temas e a comunidade em geral. Entre os assuntos discutidos estiveram as causas, diagnósticos, riscos, tratamentos da depressão e ansiedade.  Atualmente, elas são consideradas os males do século. 
 
De acordo com Drauzio Varella, a tecnologia e o isolamento contribuíram para o aumento dessas doenças. “Acho que esse é o resultado das pressões da vida moderna. Chegou ao ponto que o cérebro humano não consegue organizar todas essas informações e isso acaba dando problemas de interações entre os neurotransmissores, que facilitam o aparecimento desses quadros”, disse o especialista.
 
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram o avanço das duas doenças. Mais de 18% nos casos de depressão. Isso equivale a 322 milhões de pessoas. No Brasil, esse percentual não é diferente. Chega a quase 6% dos habitantes, sendo o maior índice da América Latina, e 9% para os quadros de ansiedade.
 
Drauzio ainda alertou que muitas pessoas ainda não sabem diferenciar tristeza e depressão. “A gente ainda confunde depressão com tristeza. Briguei com a minha mulher, fui mal na escola, perdi o emprego... Isso não é depressão. Isso é tristeza e ela faz parte da vida. Tem coisas que não deram certo e você fica chateado. A gente desconfia dessa tristeza de quando ela não tem fim. Na depressão você não tem prazer de fazer nada”, finalizou o médio.
 

Comentários