Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Debate propõe novas alternativas para o sistema punitivo brasileiro

O Seminário Estadual de Criminologia Crítica ocorreu neste sábado (10), no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 13/03/2018 - 10:21
Imagem mostra auditório durante debate
Auditório ficou lotado para debater o tema

Segundo o Atlas da Violência de 2017, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) como Ananindeua e Marituba estão entre as 50 cidades mais violentas do País. Para discutir a insegurança pública e as políticas criminais e penais, a UNAMA sediou o “IV Seminário Estadual de Criminologia Crítica, e Sistema Punitivo”. O evento ocorreu neste sábado (10), no auditório David Mufarrej do campus Alcindo Cacela.

Durante a palestra de abertura sobre “Política Criminal, Política Penal e a (In)segurança Pública: O Brasil tem uma Política Criminal?”, foi possível realizar um debate com a comunidade acadêmica e com os profissionais que atuam no sistema de justiça criminal.  O tema foi ministrado pelos doutores José Arruda e Brenno Miranda.

De acordo com o professor Dr. Brenno Miranda, um dos grandes objetivos da atividade foi discutir de que forma a política criminal é exercida. “O seminário de criminologia crítica propõe um debate acadêmico que permite desconstruir velhos conceitos do sistema punitivo e a forma de policiamento. A ideia é propor novas formas de alcançar uma ressocialização e identificar onde está o estrangulamento do sistema”, afirmou.

Os painéis também abordaram ”Supercarceramento: quem e o que contribuiu para colocar o Brasil no terceiro lugar no mundo dos países que mais prendem”; “Política Criminal Atuarial: reflexões críticas”; “A criminalidade e o pacto social” e “Sistema prisional brasileiro”.

 

Comentários