Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Curso de Gastronomia da UNAMA é representado em Harvard

Professora da Instituição levou para a Universidade a temática do da cadeia produtiva do cacau na Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 12/03/2018 - 17:28
Imagem mostra professora durante apresentação
Professora retribuiu o convite para que a diretora e alunos de Harvard conheçam a UNAMA

É por meio dos professores e novos profissionais formados que a Universidade da Amazônia (UNAMA) mostra seu desempenho na formação de qualidade, mostrando isso não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Por meio de palestras, exposições, debates e participação em diversos eventos do exterior a UNAMA expande seu nome. Em 14 de fevereiro, o curso de Gastronomia da Instituição, através da professora Luciana Centeno, foi representado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando a docente palestrou para as turmas de graduação e pós-graduação da Universidade.

O tema da palestra foi o “Contexto Socioambiental da Cadeia Produtiva do Cacau na Amazônia Brasileira e Uso Sustentável da Biodiversidade para o Desenvolvimento de Produtos de Cacau e Chocolates Inovadores”. Ela conta que durante a apresentação foi abordado o contexto geral da produção do cacau e chocolate no mundo, em particular na Amazônia, levando em consideração o potencial de inovação que a biodiversidade oferece para o desenvolvimento de produtos diferenciados, além dos deságios de empreendimentos locais para a inserção mercadológica.

A UNAMA também foi destaque durante a palestra. “Ao final, ofereci degustação de chocolates amazônicos, dentre os quais duas amostram foram selecionadas de trabalhos desenvolvidos por alunos da UNAMA”, conta.  A professora explica que essa foi uma oportunidade de representar o curso de gastronomia da UNAMA. “Eu acredito que essa participação influencie na percepção dos alunos de que a área da verticalização do cacau na Amazônia é uma oportunidade de carreira para todos eles. A escolha deles pela área também é muito importante para o desenvolvimento do setor em nosso estado, pois o desenvolvimento da área depende de mão-de-obra e de profissionais qualificados, prontos a atender às demandas do mercado”, afirma.

A professora conta que o convite para palestrar em Harvard foi feito pela professora Carla Martin, da Universidade de Harvard, diretora do Instituto de Cacau e Chocolate Fino FCCI, ocorrido em novembro de 2017. “Além da palestra em si, vejo essa participação como uma oportunidade concreta de desenvolvimento de parceria com a Universidade de Harvard e o FCCI no desenvolvimento de projetos e publicações em conjunto sobre o cacau e chocolates da Amazônia; além de possibilidade de interação e intercâmbio entre estudantes e profissionais das duas instituições. Foi feito também o convite para que a professora Martin e seus alunos venham conhecer a produção de cacau na Amazônia, além de Belém e da nossa Universidade, referência no Ensino Superior do Norte do Brasil”, conclui.

 

Comentários