Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Costuma ler? Saiba como criar o hábito ainda nas férias

Por: 19/01/2024 - 10:43 - Atualizado em: 19/01/2024 - 10:47
A leitura mantém a criatividade em alta (Pexels)

Escrito por Maya Santos

“Quem gosta de ler não morre só”. Pegando carona nas palavras do grandioso escritor Ariano Suassuna, nos deparamos com uma afirmação que nos desperta um questionamento: qual a importância da leitura?

Para algumas pessoas, ler parece uma atividade desafiadora, mas a verdade é que esse hábito pode garantir muito mais que conhecimento. Se você ainda não tem o costume de ler, pare tudo e comece agora, pois os benefícios são inúmeros. 

Entre elas estão o aprimoramento da sua empatia, o desenvolvimento do pensamento crítico, ampliação do seu vocabulário, além de exercitar a sua inteligência e estimular a criatividade. Inclusive, uma pesquisa publicada na revista “Social Science and Medicine” explica que quem lê vive mais. Isso porque, com estímulo diário do cérebro, as pessoas previnem contra doenças degenerativas.

Sabendo dessas vantagens, vamos às indicações literárias? Confira 5 livros para você se divertir nas férias e criar o hábito de leitura! 

1 - A ÚLTIMA FESTA (2019)

Escrita por Lucy Foley, a obra apresenta um grupo de amigos que se conhece desde a faculdade e se reencontram todo ano. Desta vez estão reunidos num local isolado, no meio de uma nevasca, num final de ano. Até um bebê faz parte do grupo. O destaque são as personagens femininas do grupo, Katie e Miranda, amigas de infância.


2 - JARDIM DE ESPELHOS (2014)

Escrita pela brasileira  Veridiana Maenaka , a obra conta a história de Cristina, que nasceu de um relacionamento proibido, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade , tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça.

Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável e atraente.

3 - EXTRAORDINÁRIO (2013)

Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Escrito por R. J. Palácio, a história é narrada através da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

 

4 - CILADA (2011)

 

Haley McWaid tem 17 anos. É uma aluna exemplar, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Certa noite, ela não voltou para casa. Depois de três meses sem que se tenha nenhuma notícia, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Quando chega ao local, é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Ele é inocentado por falta de provas, mas morre logo em seguida.

Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan, se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou nos fatos, mas seu instinto lhe dizia que ele talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou se causou a morte de um inocente. Na investigação dos dois crimes, verdades inimagináveis são reveladas. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam em um elaborado mosaico.

 

Comentários