Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Conheça mulheres negras que revolucionaram a tecnologia

Por: 27/07/2023 - 16:09 - Atualizado em: 27/07/2023 - 16:28
Gladys West, mais conhecida como a “mãe” do GPS. (Reprodução/Wikipedia)

Escrito por Maya Santos

 

 

Quando pensamos em tecnologia a figura feminina, talvez, não seja a primeira que enxergamos, pois durante muito tempo apenas os homens ocuparam esse lugar de destaque.

 

Se formos falar de mulheres negras, os indicativos são praticamente escassos. Uma pesquisa recente revelou que apenas 11% das vagas em tecnologia são ocupadas por mulheres negras. Esse cenário completamente novo foi identificado em 2022 pela PretaLab.

 

O Dia Internacional da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha foi comemorado na última terça-feira (25) e, por isso, neste artigo iremos lembrar as invenções transformadoras que só existem por conta das mentes brilhantes de mulheres negras. 

 

Gladys West

 

(Foto: Reprodução/Wikipedia)

 

Se hoje você não se perde mais para chegar em locais que você nunca foi, agradeça à programadora norte-americana Gladys West, mais conhecida como a “mãe” do GPS. 

Nascida no Condado de Dinwiddie, em 1931, Gladys nunca teve interesse em plantações de algodão ou tabaco, que era o trabalho de seus familiares e amigos. No entanto, ela tinha a convicção de que, através da educação, ela deixaria o campo e alçaria grandes voos.

 

No ensino médio, ela se empenhou nos estudos e se formou como primeira da classe, ganhando uma bolsa de estudos na Universidade da Virgínia, onde se graduou em matemática. 

 

A brilhante programadora também foi a segunda mulher negra a trabalhar na base naval de Dahlgren, por 42 anos, com localização espacial de satélites. Além disso, a “mãe do GPS” recebeu vários prêmios e foi nomeada diretora do projeto do primeiro satélite a fazer um mapeamento oceanico via radar.

 

 

Marian Croak

 

 

(Foto: Reprodução/Women in Technology International)

 

Se hoje você consegue fazer reuniões on-line por plataformas como Meet, saiba que isso não seria possível sem a cientista da computação Marian Croak. Em 1982, ela ingressou na AT&T e desenvolveu a tecnologia central que torna possível a comunicação por áudio e vídeo pela Internet.

 

Marian detém mais de 200 patentes, dentre elas a sua patente sobre a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), a qual foi introduzida no National Inventors Hall of Fame. Além disso, Croak foi uma das duas primeiras mulheres negras a receber essa honra, junto com Patricia Bath, outra cientista brilhante que inventou um dispositivo melhorado para cirurgia de catarata a laser. 

 

 

Shirley Ann Jackson

 

 

(Foto: Reprodução/Rensselaer Polytechnic Institute)

 

Intitulada, em 1973, a primeira mulher afro-estadunidense a obter um doutorado no MIT, Shirley Ann Jackson realizou pesquisas importantes para a melhoria das telecomunicações. 

 

O trabalho dela nos deu a oportunidade de usar recursos como chamada em espera e identificador de chamadas. Além disso, também o desenvolvimento de discagem em telefone analógico, aparelhos de fax portáteis e os cabos de fibra óptica que fazem suas chamadas telefônicas de qualidade a longa distância.

 

Nascida em  Washington D.C, a física recebeu a Medalha Nacional de Ciências (ciências físicas) de 2014 e atualmente é a décima-oitava presidente do Instituto Politécnico Rensselaer.

 

 

Gostou de conhecer mulheres negras que desenvolveram tecnologias pertinentes para nossa sociedade? Identificou-se com uma delas ou, quem sabe, todas elas? Sente que tecnologia é sua área? 

 

Se sua resposta foi sim para todas as perguntas, as formações em Carreiras em Tecnologia podem ser realmente o que você procura. Venha para a Unama Digital e passe a ser uma das mulheres negras que mudam o mundo por meio da tecnologia!

 

Comentários