Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso de Exatas e Tecnologia inicia as atividades em Belém

Abertura contou com a presença de autoridades no Belém Hall e concedeu a “Comenda UNAMA” ao diretor do Sinduscon-PA, Alex Carvalho
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 08/11/2019 - 09:22 - Atualizado em: 13/11/2019 - 17:38
Congresso de Exatas e Tecnologia
Congresso também proporcionou network entre alunos e autoridades da área
Com o foco no desenvolvimento da região amazônica, o 4º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, promovido pela UNAMA – Universidade da Amazônia, iniciou oficialmente as atividades no final da tarde dessa quinta-feira (7), no auditório do Belém Hall, no bairro do Umarizal. A programação segue com palestras voltadas ao tema central: “Cidades Inteligentes: o processo de urbanização para além dos rios da Amazônia”.
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, falou, em discurso de abertura, sobre a importância da pesquisa na área de exatas em Belém. “A partir do tema do nosso evento, é necessário pensar a cidade a partir da construção urbana. Enquanto Instituição de Ensino, devemos pensar um evento como esse congresso a fim de trazer a Amazônia em seu eixo de debate”, destacou.
 
O momento também foi de reconhecimento para profissionais destaque e que desenvolvem grandes projetos na sociedade. A “Comenda UNAMA” foi entregue ao diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Pará (Sinduscon-PA), Alex Carvalho. O evento também anunciou as atividades do Escritório Técnico Social de Engenharia, administrado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA). Os estudantes-monitores, Mike Pereira e Rachel Abreu, também receberam homenagens dos professores responsáveis do projeto, junto com o presidente do CREA-PA, Renato Milhomem.
 
A reitora destacou a escolha do homenageado deliberado pela comissão científica do evento. “Essa homenagem vai para alguém que, além de ser a um antigo aluno, é uma pessoa de um destaque profissional enorme, que conseguiu desenvolver um trabalho de referência no nosso estado”, ressaltou.
 
Emocionado, Alex Carvalho, disse que recebeu a honraria como muita felicidade. “Fiz uma trajetória que me sinto muito honrado em falar aqui para autoridades e alunos, e isso me estimula a dizer que, durante essa caminhada, talvez não caiba tão bem dizer que tive sucesso. Porque não é fácil empreender no Brasil. Eu falo que tive bravura. Nós somos muito corajosos de conseguir tangenciar um ambiente extremamente hostil a nos transformar e demonstrar nossa honestidade. A UNAMA se transformou em uma potência, com pessoas que acreditam em sonhos. O sindicato também acredita por amor ao futuro”, afirmou.
 
A conferência de abertura contou com a presença do administrador de empresas e palestrante nacionalmente reconhecido Rafael Medeiros Filho, que falou sobre gestão de tempo e produtividade. “A má utilização do tempo faz com que você tenha uma carreira profissional superficial. O tempo é mais importante do que a inteligência. O tempo é o recurso mais valioso da vida. A pior forma de ser conhecido no trabalho é como procrastinador. A melhor, é como a pessoa de dá a solução”, enfatizou.

Comentários