Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso de Direito inicia com homenagem e debate o saber jurídico

A programação acontece até sábado (11), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém
Assessoria de Comunicação Por: 10/11/2023 - 11:10 - Atualizado em: 16/11/2023 - 11:36

Por Rayanne Bulhões

Nesta quinta-feira (09), o II Congresso Nacional de Processo Constitucional e Tecnologia da UNAMA - Universidade da Amazônia começou homenageando a ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e diretora geral da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro com a Comenda UNAMA. A jurista também recebeu uma medalha pelos bons serviços prestados à sociedade.

O evento ainda contou com a conferência magna sobre “Direito, Inovações Tecnológicas e Amazônia”, a qual foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Navarro Dantas. Durante sua fala, ele destacou a evolução do conhecimento e da preservação do saber por meio das tecnologias e da escrita.

"Hoje é impossível pensar em Direito sem as tecnologias. Tudo vai por e-mail, nossas conferências são on-line e temos os nossos e-books compartilhados. São prós e contras que trouxeram transformações sociais", conta o magistrado.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, falou da contribuição do evento para o Direito e a Amazônia. "Estamos aqui para acompanhar as transformações e auxiliar com soluções inovadoras para os desafios jurídicos dentro e fora desse território. É um espaço para pensar, dar visibilidade às mulheres, exigir garantias de Direito e fomentar o saber. Esperamos sair daqui melhores e preocupados com a nossa perspectiva regional", comentou.

Até sábado (11), o público conta com dezenove conferências em três dias, com dois auditórios simultâneos e 31 conferencistas de renome estadual e nacional. Entre eles, o jurista, magistrado e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Edson Fachin; a subprocuradora-geral da República, Rachel Dodge; e o jornalista investigativo da Rede Globo, Valmir Salaro, que falará sobre o "Caso da Escola Base".

Galeria: 

Comentários