Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso de Direito discute novas perspectivas do sistema de justiça

A programação será realizada de 9 e 11 de novembro no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: 03/11/2023 - 15:23

Por Rayanne Bulhões

A UNAMA - Universidade da Amazônia promove, de 9 e 11 de novembro, o II Congresso Nacional de Processo Constitucional e Tecnologia. A programação será realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Esse ano, o tema é "Direto e Amazônia: novas perspectivas do sistema de justiça". A conferência Magna será presidida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Navarro Dantas, a partir das 19h, e será sobre “Direito, Inovações Tecnológicas e Amazônia”.

A partir de uma decisão unânime do Conselho Superior da instituição, os homenageados com a Comenda UNAMA serão a ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e diretora geral da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. O evento também trará o jurista e magistrado, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Edson Fachin, no sábado (11), além da subprocuradora-geral da República, Rachel Dodge, e do jornalista investigativo da Rede Globo, Valmir Salaro, que falará sobre o "Caso da Escola Base".

O pró-reitor de Ensino da UNAMA, Éden Ferreira, destacou a contribuição desse evento para a Amazônia. "Precisamos reforçar que o debate e a atualização dos estudantes de Direito são fundamentais para acompanhar as transformações e contribuir com soluções inovadoras para os desafios jurídicos dentro e fora desse território. É um espaço voltado para estudantes e profissionais poderem mergulhar nas complexidades e desafios enfrentados dentro do bioma em que vivem", disse o gestor.

“Nós montamos a programação com a participação de grandes juristas nacionais, como do ministro do STF, Luiz Edson Fachin, que vai palestrar no último dia. Este é um congresso muito importante, sobretudo porque, antes, esses eventos acadêmicos estavam restritos a outros eixos, como o sul e sudeste. Agora, estamos tendo a oportunidade de realizá-lo em Belém, no Norte. São grandes nomes do cenário jurídico nacional, como ministros, desembargadores, subprocuradores da república, além de jornalistas de alto nível; e isso agrega muito conhecimento para os estudantes e profissionais do Direito”, avalia o Gustavo Amaral Pinheiro da Silva, coordenador do curso de Direito da UNAMA Alcindo.

Ao todo, são 19 conferências em três dias, com dois auditórios simultâneos e 31 conferencistas convidados de renome estadual e nacional. A expectativa é reunir mais de dois mil acadêmicos do estado. Informações sobre inscrições e submissão de projetos, acesse: https://eventos.unama.br/direito-belem.

Comentários