Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso aborda a resistência aos direitos fundamentais

Palestras e minicursos acontecem na UNAMA Alcindo Cacela e vão capacitar profissionais de várias áreas
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 26/08/2019 - 14:38
Cartaz do evento
O evento acontece a partir 17h30, no auditório David Mufarrej
A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio a Clínica Acadêmica de Direitos Humanos (CADHU), promove, de 26 a 30 de agosto, o IV Congresso de Direitos Humanos. O encontro terá por foco o respeito à proteção social e/ou profissional de grupos sociais sensíveis, como migrantes, indígenas, mulheres e/ou LGBTQI+. O evento acontece a partir 17h30, no auditório David Mufarrej, do campus Alcindo Cacela.
 
O congresso tem como tema “Resistência Pelos Direitos Humanos” e é destinado a acadêmicos, pesquisadores e profissionais ligados ao Direito e ao curso de Relações Internacionais. O evento recebe, ainda, grandes nomes das Ciências Humanas, debatendo temas de máxima relevância para a comunidade acadêmica, como o de abertura: "A importância da resistência pelos Direitos Humanos", proferida pelo pesquisador e historiador, Michel Pinho, e pela coordenadora do mestrado em Direito da UNAMA, Carla Noura.  
 
O público vai poder participar de minicursos com as seguintes temáticas: “Movimento Feminista no Brasil, do Interdito à resistência”, “Resistência de Mulheres Negras no Brasil”, além dos cursos sobre elaboração de artigos científicos, direito dos povos indígenas, racismo institucional, direito penal brasileiro, entre outros eixos. A programação é aberta para o público externo. 
 
Para um dos coordenadores do congresso e professor da UNAMA, Aleph Amin, o tema é especial por se tratar de uma temática multidisciplinar e que tem um apelo social de valorização à vida. “É nosso dever, enquanto sociedade, que seja mantido, harmonicamente, os princípios fundamentais dos direitos humanos. É por esse motivo que necessitamos de capacitação eficiente para instrumentalizar diversas formas de ações contra a desconstrução desses direitos que atingem diversos atores sociais”, afirmou.
 
Durante a programação, haverá um momento dedicado à apresentação dos trabalhos científicos.
 

Comentários