Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Comitiva portuguesa debate cultura e literatura na UNAMA

Três membros ligados à Academia Portuguesa de Letras foram recebidos com carimbó, visitaram a galeria de arte da UNAMA e conversaram sobre as semelhanças entre Pará e Portugal
Assessoria de Comunicação Por: 01/09/2023 - 11:05 - Atualizado em: 01/09/2023 - 11:06
Esta é a primeira vez que a UNAMA é incluída na rota do "Encontro Lusofonia"
Por: Rayanne Bulhões
 
A UNAMA - Universidade da Amazônia entrou na rota de uma comitiva portuguesa que está visitando o Pará e debatendo cultura, literatura e território. A programação, na Alcindo Cacela, ocorreu nesta segunda-feira (28) e contou com apresentação de carimbó, visita à galeria de arte da Instituição e conversa sobre as semelhanças entre Pará e Portugal.
 
O encontro teve como tema "Heranças Portuguesas na Amazônia". Esta é a primeira vez que a UNAMA é incluída na rota do "Encontro Lusofonia", que tem cinco anos de existência. Alunos, gestores e docentes da Instituição participaram do evento. Ele aconteceu no auditório David Mufarrej e em outros espaços da universidade.
 
Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, o encontro é um resgate dos elos histórico, cultural, gastronômico e literário. "Recebemos esta comitiva com muito carinho e alegria para contar um pouco da vivência de cidades homônimas às nossas - como Chaves, Monte Alegre e Faro. Para nós, quanto Universidade da Amazônia, é um momento de possibilitarmos conhecimento, intercâmbios e vivências aos nossos alunos e à academia, como um todo", disse a gestora.
 
No Pará, há 31 cidades homônimas com Portugal. "Esse projeto tem como finalidade trazer colegas de lá - poetas, escritores, parlamentares e outros - para visitar a cidade e aumentar esse elo. É neste contexto que o Heranças Portuguesas na Amazônia vive lá e aqui", reforçou Nazaré Paes de Carvalho, pesquisadora e coordenadora do evento.
 
A vice-Cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda, agradeceu a oportunidade de estar na UNAMA. "Quero só agradecer. Hoje é um bom dia para mim. Me sinto em casa em poder receber meus conterrâneos. Agradeço a todos que vieram", contou.
 
A representante da Academia de Letras de Portugal, Maria Assunção, deu início aos debates, representando os membros de Portugal. "Estamos afastados por um oceano, mas ligados por uma língua, que é o Português, sendo o quinto idioma mais falado no mundo. É enriquecedor falar de cultura, territórios comuns, identificação de pessoas, gastronomia e figuras históricas homônimas", pontuou.
 
Exposição Belém - Portugal
Ao longo da galeria Graça Landeira, foram colocados quadros do acervo da UNAMA, cerca de 50 unidades que tratam sobre a ocupação portuguesa no Brasil. Nas obras, há também o detalhamento do saber e da trajetória da literatura por meio da vinda de Luis Vaz de Camões e outros grandes autores.

Comentários