Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Clínica oferece reabilitação respiratória

Serviço é ofertado pela UNAMA para reabilitar pacientes recuperados da Covid-19
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 16/09/2020 - 10:23
As pessoas que tiveram Covid-19 podem ter acesso à recuperação fisioterapêutica por meio de atendimentos realizados na Clínica-Escola de Fisioterapia, da UNAMA - Universidade da Amazônia.  Os tratamentos auxiliam no processo de recuperação dos pacientes diagnosticados com a doença. A Clínica funciona de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h às 11h e das 13h às 17h, no campus Alcindo Cacela. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 4009-3069.
 
O programa é focado na realização de exercícios terapêuticos para o aprimoramento da capacidade funcional e qualidade de vida dos atendidos. A coordenadora da Clínica de Fisioterapia da UNAMA, Daniela Teixeira, explica que as atividades desenvolvidas dependerão inicialmente das sequelas e necessidades de cada paciente. “É importante a apresentação dos exames complementares. A exemplo das radiografias de tórax e, principalmente, a última tomografia computadorizada. É necessário também os laudos ou prescrições realizadas durante o tratamento da doença. Esse material poderá nortear as estratégias utilizadas em cada caso”, ressaltou.
 
O trabalho de reabilitação é capaz de desenvolver o fortalecimento da capacidade pulmonar, segundo a professora Daniela Teixeira. “É de extrema importância e necessidade a criação de programas de reabilitação específicos para o atendimento desses pacientes. Nesse projeto, leva-se em consideração que aproximadamente 14% das pessoas com Covid-19 que desenvolvem sintomas graves que requerem hospitalização, e, possivelmente, apresentarão certo grau de complicações e até mesmo sequelas após a sua recuperação”, afirmou.
 
Os atendimentos têm o valor simbólico e podem ser realizados duas a três vezes por semana e terão a duração de uma hora. O tempo médio de um programa de reabilitação cardiopulmonar varia de três a seis meses, respeitando todas as normas sanitárias contra o novo coronavírus. 
 

Comentários