Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ciências Sociais: conheça 4 áreas de formação

Como várias outras profissões, a alteridade do serviço social tem sua importância em diversos ramos, fazendo com que o profissional possa atuar em várias áreas. Descubra:
Por: Katarina Bandeira 13/11/2017 - 12:58 - Atualizado em: 13/11/2017 - 13:04

Entender as relações de convívio em uma determinada sociedade não é uma tarefa tão simples. Para isso, a ciência social existe, com o intuito de estudar, analisar dinâmicas, regras, normas, classes sociais e culturais de um grupo com seus respectivos segmentos. Pensando nisso, elaboramos quatro áreas que o profissional desta área pode atuar, abrangendo um vasto leque de setores da sociedade, confira:

 

Ciência Política

Neste segmento, o estudo é direcionado para análise de sistemas, organizações e processos relacionados à política de uma sociedade. De maneira geral, a ciência política analisa a estrutura, mudanças e processos governamentais que regem  uma sociedade, de modo que possam contribuir para promoção de justiça, segurança e direitos civis.

Um cientista político pode trabalhar em empresas, sindicatos, igrejas e demais instituições, com intuito de analisar o processo de gestão e diretrizes, em prol de melhor desempenho desses grupos.

Antropologia

A antropologia é um segmento das Ciências Sociais que se dedica a investigar a cultura e as diversas manifestações do homem, desde a linguagem a ritos religiosos. O antropólogo de formação pode trabalhar com comunidades diversas catalogando e etnografando seus costumes, ritos, linguagens e hábitos a fim de manter um relato o mais fidedigno quanto possível dessas realidades.

Trabalhos antropológicos podem auxiliar por exemplo, na criação de diagnósticos, catalogações e pareceres cultural-sócio-econômicos para a criação de políticas públicas que visem promover a equidade entre as pessoas.

Sociologia

É uma área que estuda as questões referentes ao homem e seu comportamento em determinada sociedade. Diferente da antropologia, a sociologia tem estudo mais direcionado para a sociedade, como um todo.  De que forma e por que os seres humanos se relacionam de uma maneira particular.

Um sociólogo pode atuar como docente das redes públicas e privadas, do ensino fundamental, médio e superior.

Educação

Um dos campos mais procurados pelos profissionais de Ciências Sociais, é a educação, em que o profissional pode exercer funções de ministrar aulas, no ensino fundamental e médio, bem como atuar em universidades. Se optar em dar continuidade aos estudos, pode ainda atuar como cientista social, cientista político ou antropólogo com pesquisas voltadas para jornais e revistas de pesquisa de público alvo, bem como elaboração de artigos, colunas e matérias sobre assuntos sociais, culturais e políticos.

Outro destaque na educação é seguir estudos com um mestrado e doutorado.

De acordo com a Fundação Instituto Pesquisa Econômica (Fipe), os salários a depender da área de escolha, pode variar de R$ 2.536 a R$7.250.

 

 

 

Ficou interessado na carreira em Ciências Sociais? Conta para a gente! Conheça também nosso curso de Serviço Social.

 

Comentários