Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Capacitação ensina automação de residência com Arduino

A atividade será realizada de 8 a 17 de janeiro, das 18h30 às 21h, no Laboratório L-104, da UNAMA Alcindo
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 07/01/2019 - 14:47
Imagem mostra vetor de casa inteligente
O curso é gratuito
Seria até um sonho acordar, por exemplo, e ter o café da manhã pronto, servido e quentinho. A tecnologia - muitas vezes vista só em filmes - invadiu as residências e com ajuda de alguns dispositivos pode ser montado de forma bem simples. Essa é a proposta do curso de Automação Residencial com Arduino, realizado de 8 a 17 de janeiro, das 18h30 às 21h, no Laboratório L-104, da UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela. O curso é gratuito, aberto à comunidade e foram disponibilizadas 50 vagas.
 
Este curso ensina o participante a usar o Arduino - plataforma aberta que possibilita a criação de protótipos eletrônicos - em conjunto com sensores e atuadores, para criar soluções que facilitam a vida das pessoas, como, por exemplo, acender e desligar as lâmpadas remotamente para controlar gastos com energia.
 
“O ser humano tem contado com o auxílio da tecnologia para resolver problemas repetitivos, otimizando o tempo e aumentando a sua qualidade de vida. A automação residencial é uma destas iniciativas, porque permite que o morador não se preocupe com tarefas rotineiras, como: fechar a janela quando estiver chovendo, verificar se algum alimento está faltando na geladeira, abrir e fechar cortinas, de acordo com a claridade, e ligar e desligar luzes e eletrodomésticos à distância. Isso tudo pode ser feito automaticamente através de sensores, atuadores e microcontroladores – Arduino- e/ou através do smartphone - via bluetooth ou internet”, ressalta o coordenador dos cursos de tecnologia da UNAMA, Alan Souza.
 
A atividade é integrada ao projeto Capacita, do grupo Ser Educacional, que vai ofertar, nos meses de janeiro e fevereiro, mais de oito mil vagas em cursos de assistência e capacitação em todos os campis. Para a coordenadora responsável pelo Capacita 2019 em Belém, professora Dra. Rachel Abreu, a importância maior é despertar o saber participativo. “É com grande satisfação que estamos comprometimentos com a sociedade e oferecemos o que temos de melhor em qualidade, proporcionando crescimento, formação e capacitação”, disse. 
 
As inscrições podem ser feitas no site https://extensao.unama.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=13579.
 

Comentários