Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Caminhada literária homenageia escritor paraense Ruy Barata

A saída será no próximo sábado (30), a partir das 8h30, no bairro da Campina
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 26/11/2019 - 16:10 - Atualizado em: 27/11/2019 - 10:05
Imagem mostra livros em cima da mesa
Evento é gratuito e aberto ao público
As ruas de Belém ganham um novo olhar durante o evento “Trilhas do Literário”, realizado pela UNAMA-Universidade da Amazônia. A 13ª edição vai fazer uma caminhada literária pelo centro de Belém com uma homenagem ao centenário do escritor paraense Ruy Barata, no próximo sábado (30), a partir das 8h30, com saída na escadinha da Praça da Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, no bairro da Campina.  A participação é gratuita e aberta ao público.
 
Durante a caminhada serão feitas leituras de poemas e canções do escritor e de seus parceiros, com destaque para Paulo André Barata, filho do poeta. O trajeto finaliza na Casa da Linguagem, em frente à Praça da República. O ‘Trilhas do Literário’ é o resultado de uma parceria entre o projeto de extensão “Amazônia e Narrativas Urbanas: experiências comunicativas, cidade, representações e sujeitos” (NarrarCidades), da Universidade Federal do Pará, e o projeto Academia do Peixe Frito (PPGCLC/UNAMA). Nesta edição, o evento também terá o apoio do Núcleo de Pesquisas Culturais e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA) e da Casa da Linguagem, da Fundação Cultural do Pará.
 
Segundo um dos organizadores do projeto e professor da UNAMA, Paulo Nunes, todo o evento foi com base na história do escritor. “A escolha do ‘circuito Presidente Vargas’ deve-se à sua importância para o poeta Ruy Barata e apelo cultural. Nesse trajeto localizam-se diversos estabelecimentos-chave, como a Casa da Linguagem, o antigo Núcleo de Artes, o Teatro da Paz e o Bar do Parque, onde constantemente Ruy assinava o ponto”, afirmou.
 
O projeto de extensão “Belém da Memória: a cidade e o olhar da literatura”, de 1991, foi o que originou a ação “Trilhas do Literário”, criado em 2006 pelo professor Paulo Nunes no curso de Letras da UNAMA. Em 2016, o professor se une à professora Vânia Torres, da Faculdade de Comunicação da UFPA, e o “Trilhas do Literário” passou a integrar o projeto NarrarCidades (UFPA).
 
Serviço:
​Trilhas do Literário - Ruy na Rua
Data: 30 de novembro (sábado)
Hora:  a partir das 8h30
Local:  Escadinha da Praça Pedro Teixeira, bairro da Campina.
 

Comentários