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Bombomzeiras aprendem técnicas com chocolate da Amazônia

Capacitação da UNAMA fez parte da programação que antecipa o VI Festival Internacional do chocolate e cacau
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 25/09/2019 - 17:40 - Atualizado em: 25/09/2019 - 17:43
Capacitação com chocolate da Amazônia
A proposta foi mostrar da matéria prima até aspectos mercadológicos dos produtos
Derretimento, temperagem e armazenamento de chocolates da Amazônia. Essas foram algumas das etapas ensinadas durante capacitação gratuita da UNAMA – Universidade da Amazônia à bombomzeiras da capital. Mais de 20 produtoras de bombons regionais participaram de aulas - teóricas e práticas – no laboratório de gastronomia do campus Alcindo Cacela. A atividade foi realizada nos dias 6 e 13 de setembro e integrou programação do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau.
 
O Pará é, atualmente, o maior produtor de cacau do país. Com reconhecimento internacional, é importante o incentivo para além da plantação. A proposta do curso foi de ensinar o manejo correto dos produtos e técnicas de como manter o brilho e durabilidade dos bombons, por exemplo. A capacitação também passou pela etapa de embalagem e pela técnica da amêndoa borra.
 
Para a chocolatier e professora de do curso de Gastronomia da UNAMA, Luciana Centeno, a proposta da oficina foi mostrar da matéria prima até aspectos mercadológicos dos produtos. “Infelizmente ainda é comum encontrarmos uma produção com alto teor de gordura hidrogenada, que não é bom nem para saúde e nem para o sabor dos produtos. Muitas bombomzeiras não dominam a técnica de manuseio do chocolate e a UNAMA entra nesse projeto nesse sentido, de levar capacitação para que elas saibam a forma correta de se trabalhar com o produto de boa procedência e que possam usar o chocolate da Amazônia pensando no preço, aparência, sabor e qualidade”, explicou.
 
Este é o quinto ano de participação da bombomzeira Clarisse Lima na feira. Há 10 anos no mercado, a renda com chocolate ajudou a criar os dois filhos. Para ela, essa capacitação vai ser um diferencial para conquistar novos clientes. “Gostei bastante do curso e do incentivo. Hoje a nossa maior vitrine é a internet e já estou com planos de montar várias receitas à base do chocolate de origem e adaptá-las para mousses, pudins, bolos. Será a minha aposta para os próximos anos”, afirmou.

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