Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Arborização Urbana é alternativa para amenizar o clima

Especialista explica o que é preciso para ter uma arborização viável em uma cidade
Assessoria de Imprensa Por: 24/01/2018 - 16:34
Rua cheia de árvores
Em uma cidade como Belém do Pará, a arborização urbana é importante para amenizar o clima da região
Por Brenda Marques 
 
Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Belém está entre as cidades brasileiras com o menor percentual de arborização urbana. Especialistas explicam que para que a arborização seja viável em uma cidade, alguns condicionantes devem ser levados em consideração, como a largura das calçadas e a áreas de preservação.
 
Em uma cidade como Belém do Pará, a arborização urbana é importante para amenizar o clima da região. É o que explica a professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Amazônia (UNAMA), Alice Rosas. “É importante também para melhorar as condições paisagísticas da cidade, fornecendo um visual mais humanizado e quebrando a predominância de elementos construídos. A existência de arborização requer áreas de canteiros e pisos permeáveis que são extremamente importantes para o sistema geral de drenagem, especialmente em uma região como a nossa, com altos índices pluviométricos”, disse.
 
Alice Rosas conta que a população pode contribuir plantando árvores em suas propriedades. “Desta forma, para que Belém seja uma cidade mais arborizada é necessário o envolvimento maior da população e do Poder Público, em ações de educação e conscientização da população e de uma mudança cultural, a qual só virá a partir da implementação das ações citadas anteriormente” finaliza a professora.
 

Comentários