Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda a organizar melhor a sua rotina de estudos

Por: Jéssica Ibrahin 09/02/2022 - 19:05
Pixabay

Não é nada fácil manter a disciplina na vida universitária, principalmente quando enfrentamos uma rotina agitada e dividida entre as obrigações profissionais e as acadêmicas. Para dar conta de tudo, é importante não abrir mão de uma rotina de estudos organizada e eficiente, que garanta a sua aprovação em todas as disciplinas. Quer descobrir mais sobre o assunto? Continua a leitura!

Estabeleça horário e local para estudar!

Avalie bem a sua rotina. Se você trabalha e estuda durante o dia, reserve a noite para colocar as matérias em dia ou algum dia do final de semana. Crie um calendário com as suas obrigações diárias e semanais, essa atitude vai te ajudar a estruturar de maneira mais assertiva o seu cronograma de estudos. 

Um outro ponto importante é o local que você escolherá para estudar. Prefira ambientes tranquilos e silenciosos, mas nada de estudar ao lado da cama, tá? A tentação de tirar um cochilo pode acabar sendo maior do que a determinação de estudar. Além disso, tente deixar o ambiente confortável com a iluminação e ventilação ideal. Afinal, não tem quem consiga manter o foco com desconforto, né?

Use as redes sociais com inteligência

Na hora de focar a atenção nos estudos, dê prioridade às redes sociais que possam te ajudar de alguma forma. A verdade é que podemos perder muito tempo apenas vendo memes no feed do Instagram, Facebook e Twitter, sem falar nas mensagens do WhatsApp que não param, né? Mas existem muitos perfis dedicados a ajudar a rotina dos estudantes. Por isso, siga as páginas com sabedoria. A internet pode ser uma forte aliada, se usada da maneira correta.

Música faz bem!

Sabia que escutar música enquanto estuda pode aumentar a concentração e aliviar o estresse? Pois é, vários estudos mostram que a prática faz muito bem aos estudantes, mas não é qualquer tipo de música, tá? As instrumentais, como as clássicas, são as mais recomendadas para este fim. Escolha um compositor que o seu ouvido mais se agrada e foco nos estudos!

Respire!

É preciso ter foco, mas não adianta nada estudar de forma desordenada, como se não houvesse amanhã. Tire um tempo para relaxar, preserve os seus momentos de lazer. Descansar a mente é tão importante quanto manter a determinação. Faça atividades físicas, passeie com o cachorro, assista um filme, saia com amigos… o que você preferir! Lembre-se que tudo em demasia acaba fazendo mais mal do que bem!

Comentários