Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aparelhos eletrônicos podem afetar o descanso

A insônia é prejudicial à saúde e pode causar em alguns casos até depressão
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 27/11/2017 - 16:07
Imagem mostra uma pessoa segurando um celular
Algumas consequências da insônia são irritabilidade, baixa tolerância, dores de cabeça e até depressão
Estudos indicam que para ter uma boa qualidade de vida é necessário dormir, pelo menos, oito horas por noite. Mas isso pode não ser tão fácil para algumas pessoas, principalmente para aquelas que utilizam celular ou computador antes de adormecer. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que adolescentes tem um risco 49% maior de precisar de mais do que uma hora para conseguir pegar no sono.
 
Além disso, a insônia – um dos distúrbios do sono mais conhecidos – acomete cerca de 40% dos brasileiros, de acordo com a OMS. Segundo a especialista em saúde mental e professora do curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA), Rita Oliveira, o uso de celulares ou computadores antes do sono também pode prejudicar o sono. “Isso pode ocorrer devido ao indivíduo manter a concentração em um determinado assunto ou vários ao mesmo tempo, e o cérebro continuar trabalhando ativamente”, explicou. 
 
A especialista explica que algumas consequências da insônia são irritabilidade, baixa tolerância, dores de cabeça e até depressão. “Além disso, o indivíduo apresenta baixa produtividade no outro dia ou pode desenvolver algum tipo de transtorno mental, como o surto”, afirmou. No entanto, é possível realizar tratamento para amenizar ou sanar esses sintomas. Entre as opções estão o uso de remédios psicoterápicos e exames para investigar algum indício se o paciente apresenta apneia do sono.
 

Comentários