Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ano Novo celebra a paz

Especialista fala sobre a importância do Dia Mundial da Paz
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 29/12/2017 - 16:48
imagem mostra simbolo da paz - pomba
O dia 1º de janeiro é reconhecido pela ONU como o Dia da Confraternização Mundial

Ano Novo é significado de recomeço para muitas pessoas. No dia 1º de cada ano é celebrado o Dia Mundial da Paz, conhecido popularmente como Confraternização Universal. A data foi instaurada no ano de 1968, quando o papa Paulo VI lançou uma mensagem que fazia alusão a ideia da comemoração ao dia, sendo aderida de maneira mundial, com o intuito de romper as barreiras da religião. 

De acordo com a professora do curso de Ciências Sociais da Universidade da Amazônia (UNAMA), Rachel Abreu, o dia 1º de janeiro é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (ONU) como o Dia da Confraternização Mundial, que celebra o dia do diálogo da paz entre as nações. “A data visa promover a fraternidade entre os indivíduos, nas variadas culturas. Mundialmente é comemorada a chegada de um novo ano e busca promover a partilha de sentimentos bons e fraternos universalmente, brindando assim o recomeço, a sorte e os desejos de paz”, afirma.

Para a cientista social, a importância desse dia é celebrar e esperar um bem maior, é a abertura de um novo ciclo, com reflexões do que passou e expectativas de melhorias e superações das lutas a serem vencidas.  “É um momento para que os indivíduos tracem metas, revejam a vida, exercitem a preocupação um pouco mais com o próximo, para que o todo se harmonize”, afirma.

A professora afirma que é sempre importante falar sobre a paz. “O confraternizar, já que é o dia da Confraternização Universal, é dialogar, trocar experiências proveitosas para o crescimento e desenvolvimento do ser enquanto agente de transformação. Esses são pontos que tornam a data significativa”, afirma.  Ela explica que estabelecer na sociedade sentimentos bons de solidariedade, fraternidade e solicitude podem superar os sentimentos de intolerância, preconceito e conflitos de qualquer ordem, como as guerras.

Comentários