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Alunos de História desenvolvem jogos para estudantes de Ensino Fundamental

A ideia dos jogos surgiu a partir do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 20/11/2018 - 10:52
Imagem mostra o tabuleiro do jogo
Manual do jogo de tabuleiro terá versão em libras
Alunos e professores dos cursos de História da UNAMA-Universidade da Amazônia, em Belém, criaram dois jogos, em formato de RPG (“Role Playing Game”) e tabuleiro, direcionado para estudantes do Ensino Fundamental.  Os jogos ocorrem no contexto do período do Brasil Colonial e na Europa do século XV. A ideia dos jogos surgiu a partir do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
 
Os jogos "Tabuleirando com a História" e o "1500, a Mítica Terra de Vera Cruz" foram desenvolvidos com a supervisão dos professores Luciana Marinho e Jader Ferreira, seguindo uma das linhas orientadoras de atividades que é a criação de instrumentos didáticos que ultrapassem o estilo tradicional de ensino. Após seis meses de aplicação desta metodologia, os jogos possibilitaram o envolvimento ativo dos estudantes com o conteúdo proposto para a aula e a socialização da turma.
 
De acordo com a professora Luciana Marinho, a ideia é mostrar a relação entre presente e passado para o estudante, compreendendo que a realidade em que estão inseridos é fruto de um processo histórico, mas ressaltando a necessidade de entender o passado a partir de suas próprias lógicas. “Queremos estimular a interatividade e a cooperatividade entre os alunos, na medida em que estão jogando em grupo, e fomentar a leitura, com materiais que precisam ser lidos para o desenvolvimento das dinâmicas”, explicou a professora. “No caso do jogo de tabuleiro, particularmente, é importante destacar que ele terá uma versão de seu manual de regras em libras, possibilitando, assim, a inclusão da comunidade de surdos no ambiente escolar”, completou.
 
A professora conta que a intenção é distribuir unidades físicas dos jogos em escolas das redes estadual e municipal de ensino e também desenvolver versões digitais. “Percebemos que os alunos se envolvem muito mais com os conteúdos trabalhados nas dinâmicas, em comparação ao que ocorre em um estilo de aula tradicional, o que, sem dúvida, melhora a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que merece destaque é que os discentes passaram a compreender a História não mais como um passado distante, mas sim como realidades que os ajudam a entender o tempo presente”, observou Luciana.
 
O jogo "1500, a Mítica Terra de Vera Cruz" é jogado por meio da atuação, onde o jogador age e fala de acordo com seu personagem, tomando ações de sua própria escolha conforme as ações narradas pelo “mestre”, que é quem cria a trama, descreve cenários, controla os inimigos e outros figurantes que aparecem no decorrer da trama. Os jogadores serão os que criarão seus personagens com base nas regras e na narrativa do sistema de RPG. As classes são trabalhos de seus personagens, sendo que cada classe tem suas habilidades e aptidões particulares, as quais impõem posições sociais e até restrições de comportamento. 
 
O jogo “Tabuleirando com a História” consiste em um jogo de tabuleiro que tem como fundo o mapa do mundo representando os territórios incorporados pela Europa a partir do século XV.  A temática abordada é a da expansão ultramarina da Idade Moderna, especialmente as viagens empreendidas por Portugal e Espanha e suas respectivas ações de conquista da América.  As cartas, que deverão ser respondidas pelos alunos e que possibilitam o avançar das casas a serem percorridas por meio de peças representadas por embarcações inspiradas nas caravelas, iniciam com afirmações relacionadas ao presente e, dentro do mesmo tema, fazem perguntas relacionadas ao conteúdo estudado. 
 

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