Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alunos da UNAMA participam de Feira Internacional de Turismo da Amazônia

Estudantes do curso de Gastronomia apresentaram técnicas sobre o chocolate
Assessoria de Imprensa Por: 25/09/2017 - 14:15
Estudantes na Feira Internacional de Turismo da Amazônia
Estudantes na Feira Internacional de Turismo da Amazônia
Por  Camille Nascimento
 
A culinária paraense é conhecida pela sua gastronomia não apenas pela maniçoba, vatapá, pato no tucupi, bacuri, cupuaçu, mas também pelo seu chocolate. A iguaria, produzida em pequenas fábricas ou artesanalmente em casas, fazendas e ilhas da região,  vem caindo no gosto dos paraenses e se misturando aos sabores regionais.
E foi neste cenário que alunos do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (UNAMA) entraram para participar da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia e Festival de Turismo e Gastronomia do Pará.  
 
Segundo a professora do curso de Gastronomia da UNAMA, Luciana Centeno, esta participação ocorreu no estande da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), no setor de cadeia do cacau na Amazônia. “No nosso curso temos a disciplina de chocolateria, onde eles aprendem sobre o processamento de amêndoas, como selecionar um bom cacau e outras especificidades”, explica.
 
No estande da FAEPA, os universitários se dividiram em equipes de cinco alunos por turno, sendo dois turnos por dia. “Contamos com a participação de dez alunos por dia, número bem interessante, porque tivemos a oportunidade de inseri-los em um meio onde eles possam ver na prática o que aprendem em sala de aula”, avalia a professora Luciana Centeno.
 
O estudante do 2º semestre de Gastronomia, Arthur da Rocha, conta como foi vivenciar esta atividade, “foi uma experiência maravilhosa, porque demonstramos aos visitantes da Feira a nossa produção, o que sabemos fazer. Explicamos todo o procedimento da produção, fizemos a pasta de cacau na hora, e já atraímos muitos olhares. Alguns produtores de cacau nos perguntaram sobre parcerias, então, foi muito incentivador”, enfatiza Arthur. 
 
A feira ocorreu entre os dias 21 e 24 de setembro.   
 

Comentários