Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


ALUNAS DA UNAMA PUBLICAM PROJETOS NO SITE IDEIAS NA MESA

Os três projetos tratam sobre a educação alimentar e nutricional
Assessoria de Comunicação Por: 30/11/2017 - 18:08
Imagem mostra alunos em pé segurando caderno
As alunas do curso de Gastronomia tiveram seus projetos publicados no site Ideias na Mesa
Por Camille Nascimento
 
Os projetos “Reviver”, “Falando sobre sustentabilidade alimentar e aproveitamento de alimentos em uma creche de Belém” e “Janela da nutrição – alimente-se saudável MENTE” foram aprovados e publicados no site Ideias na Mesa. As autoras são, respectivamente, Árina da Costa Brito, Nayane Lee e Marilu Paiva Nascimento, orientadas pela nutricionista e mestra Elenilma Barros da Silva, todas do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia (UNAMA).    
 
Os projetos “Janela da Nutrição” e “Falando sobre sustentabilidade” tiveram como público alvo crianças até 10 anos, “o objetivo é incentivar a alimentação saudável nos lanches escolares, diminuindo o consumo de alimentos que contenham o excesso de gordura, açúcar e sal, alertando para a obesidade infantil”, explica a estudante Marilu Nascimento. Já o projeto “Reviver” tem como principal preocupação a alimentação de comunidades carentes, “pretendemos capacitar famílias que não podem pagar por cursos profissionalizantes, para empreender junto a comunidade, dar a elas a oportunidade de ter uma renda sem precisar sair de casa. Para isso, realizamos oficinas e aulas de culinária, agregando a isso o cuidado com a alimentação e manipulação correta dos alimentos”, ressalta a universitária Árina Brito.
 
Os trabalhos foram elaborados durante a disciplina Educação Nutricional, ministrada pela professora Elenilma Silva, que propõe o desenvolvimento de projetos dentro da área de educação alimentar nutricional, “eles fazem planejamento em sala, depois vão ao campo de pesquisa, em busca do público e de suas demandas. Todos são estimulados a produzirem o material para o site, já que é uma referência”, afirma a nutricionista.
 
O Ideias na Mesa, criado pela Universidade de Brasília (UnB), é uma rede virtual de experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que visa o estabelecimento de referenciais técnicos, conceituais e metodológicos e ao fortalecimento e valorização da EAN. O intuito é construir um espaço democrático para troca, diálogo e construção de novos conhecimentos no âmbito da EAN, por meio da colaboração de diferentes setores da sociedade brasileira que atuam nessa área. A professora Elenilma Barros da Silva comenta como este site é importante para os estudantes e profissionais não apenas de Nutrição, “o Ideias na Mesa promove educação alimentar e nutricional dentro da perspectiva do nutricionista, mas permite a interação com outras áreas, como a Educação, Pedagogia, Filosofia, Antropologia, Saúde, entre outros”, avalia a nutricionista.
 
Para acessar os trabalhos, visite o site: https://ideiasnamesa.unb.br

Comentários