Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alimentação sustentável encerra programação de Congresso

Profissionais destacaram a importância da sustentabilidade nas refeições
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 01/04/2017 - 20:45 - Atualizado em: 03/04/2017 - 17:46
Imagem mostra palestrante durante congresso
Intervenção Fisioterapêutica foi discutida durante programação de Fisioterapia

O último dia do II Congresso Nacional de Nutrição, que integra o II Congresso Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA), abordou a alimentação vinculada a sustentabilidade. O assunto foi abordado em todas as palestras e mesa-redonda, encerrando a programação do evento na tarde deste sábado.

Durante a palestra “Abordagens atuais sobre sustentabilidade na produção de refeições”, a mestra em Nutrição, Luciléa Granhem, afirmou que pesquisas demonstram que 31% das despesas com alimentação do brasileiro é feita fora de casa, por meio de refeições alternativas que geram resíduos e contribuem para a emissão de gás carbônico e metano. “Temos uma produção de mais de 20 milhões de refeições sendo feitas fora de casa, por isso, precisamos nos alinhar com o que hoje tem de mais moderno se tratando de sustentabilidade. Nosso trabalho é sensibilizar o nutricionista para questões de meio ambiente e sustentabilidade, por meio de uma produção “mais limpa” que seria a otimização de recursos e redução de resíduos”, explicou.

A programação continuou com a palestra “Sistema alimentar sustentável: da produção de alimentos ao consumo de refeições fora do domicílio”, ministrado pela Dra. em Ciências Farmacêuticas – área Ciência dos Alimentos, Verônica Oliveira. Em seguida foi discutido “O controle do processo higiênico-sanitário auxiliando o desempenho ambiental na produção de refeições”,  em palestra ministrada por Aline Mello, doutora em Ciência de Alimentos.

A mesa-redonda “A área de Alimentação Coletiva e o desenvolvimento sustentável” contou a presença das três palestrantes e encerrou a programação do Congresso de Nutrição.

 

Intervenção Fisioterapêutica é discutida durante programação de Fisioterapia

O II Congresso Nacional de Fisioterapia, que também compõe o II Congresso Multidisciplinar de Saúde, encerrou a programação destacando a importância da intervenção fisioterapêutica em procedimentos clínicos. “A atualização em técnicas e materiais empregados em cirurgias traumato-ortopédicas” foi o tema da mesa redonda que reuniu profissionais que palestraram sobre assuntos afins durante a programação.

Além da mesa-redonda, o evento deu destaque para o papel do Fisioterapeuta em cirurgias. O Dr. em Ciências da Reabilitação, Maurício Magalhães, debateu sobre “Intervenção fisioterapêutica nas cirurgias de coluna vertebral” e afirmou que o profissional é importante na pré e pós-cirurgia. “O fisioterapeuta tem um papel fundamental na reabilitação do paciente que fez uma cirurgia de coluna por meio de tratamentos que devem ser mantidos até o mesmo recuperar sua função física, motora e qualidade de vida”. Ele diz ainda que o profissional também acompanha o paciente no reforço de musculatura, no controle postural e no estimulo para ele se manter ativo e não sedentário.

Simone Pivaro, mestra em Ensino em Ciências da Saúde, também palestrou sobre a “Intervenção fisioterapêutica nas fraturas do ombro proximal”, seguida da palestra “Atuação hospitalar da fisioterapia em pacientes com fratura de fêmur”, ministrada pela mestra em Ensino em Saúde na Amazônia, Gabriela Lima.

Os Congressos de Nutrição e Fisioterapia tiveram 688 e 582 inscritos, respectivamente. A vice-reitora da UNAMA, professora mestra Betânia Fidalgo, participou dos Congressos e destacou a importância das discussões científicas em ambas as áreas. “O congresso é pensado e preparado para todos visando os assuntos mais relevantes para a sociedade em foco com o mercado de trabalho. O sucesso desse encontro se dá quando compartilhamos os conhecimentos entre estudantes e profissionais, ampliando as visões para fora da sala de aula e proporcionando maior entendimento sobre todas as atuações possíveis nas áreas”, destacou. 

Comentários