Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alimentação fotoprotetora ajuda a preservar a pele no calor

Além do filtro solar e hidratação, os alimentos amenizam os efeitos do sol
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 15/07/2020 - 15:52
As altas temperaturas do verão amazônico mostram a necessidade de cuidados com a saúde e, principalmente com a nossa pele. Alguns alimentos têm a função fotoprotetora, ajudando na proteção contra doenças provocadas pela exposição ao sol. As frutas e legumes de cores avermelhadas, alaranjadas e amarelas são as melhores opções para a essa época, de acordo com especialistas.
 
A coordenadora do curso de Nutrição da UNAMA - Universidade da Amazônia, Danielle Farias, explica que os alimentos fotoprotetores são capazes de construir barreiras de proteção no nosso corpo, evitando a entrada de organismos externos. “Os alimentos vão contribuir de formas diversas, estimulando a barreira de proteção na pele. Então é muito importante manter a pele saudável. Por isso, nossa pele precisa estar bem cuidada, hidratada e nutrida, sem cortes, arranhões ou queimaduras que servem de porta de entrada para problemas externos adentrarem no nosso organismo”, afirmou.
 
Os alimentos de cores amarelo, vermelho e laranja possuem diversos antioxidantes, vitaminas e fontes de betacaroteno, de acordo com a professora. “Alguns exemplos são o mamão, cenoura, goiaba, maçã. Outros como cacau possui diversos antioxidantes capazes de proteger a pele contra o sol, combatendo radicais livres e problemas de pele. A amêndoa também é exemplo desses alimentos por ter muita vitamina E, que funciona como um bloqueador solar, além de ser antioxidante. O tomate também é um bom aliado e possui o licopeno, que é uma substância anticancerígena e vitamina A”, elencou. 
 
Danielle Farias alerta que diversos problemas podem surgir quando esses cuidados não são aplicados. O surgimento de manchas, acne, queimaduras e até o câncer de pele são algumas das doenças que podem surgir. “É muito importante que nesse período de verão amazônico, com clima extremamente quente e úmido como o nosso, que, junto com a ingestão desses alimentos, as pessoas se mantenham hidratadas, tomando água, sucos de fruta e até água de coco. É essencial manter a alimentação regular nos horários corretos e sem exageros. Evitar se expor de 10h até às 16h, que é o momento de maior intensidade desse calor e sempre passar protetor solar”, concluiu.
 
A UNAMA oferece atendimentos nutricionais gratuitos através do projeto Viver Saúde, do curso de Nutrição. As inscrições para o acompanhamento remoto e outras informações podem ser consultadas pelo número de contato 9 8285 5208.
 

Comentários