Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


7 dicas infalíveis para vencer a procrastinação

Aprenda a controlar e vencer o ato de postergar atividades
Por: 26/08/2022 - 12:05 - Atualizado em: 29/08/2022 - 08:00
Homem com moletom azul e mãos no rosto, em tom preocupado
Aprenda a evitar a procrastinação (Foto: Unsplash)

Por Thaynara Andrade

Você já se pegou preso em um ciclo onde sabe que precisa realizar uma tarefa importante para sua vida pessoal ou profissional, mas mesmo assim segue adiando? Esse problema é chamado de procrastinação, que não é um dificuldade apenas sua, já que de acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Estudar, atinge a produtividade de cerca de 52% dos brasileiros.

A procrastinação é considerada uma inimiga porque afeta diferentes setores da sua vida, desde o simples ato de organizar a sua casa até a realização de sonhos importantes para o seu futuro. Para vencer esse mal e começar a cumprir com as suas obrigações, a UNAMA organizou algumas dicas práticas que te ajudarão a ter mais foco durante a rotina. Confira:

Liste suas atividades

Por mais que o problema da procrastinação só seja resolvido no momento em que você começar a agir, o planejamento ainda é o passo mais importante para vencer esse obstáculo na sua vida. Isso porque, sem uma organização e uma visão clara de quais atividades devem ser feitas ao longo do dia, se tornará ainda mais fácil adiar suas tarefas.

Por isso, antes de tudo, organize uma lista do que deve ser feito durante cada dia da sua semana e, além disso, enumere de forma hierárquica quais são as atividades que deverão receber mais prioridade.

Comece o dia da forma correta

Começar bem o seu dia influenciará em toda a sua experiência no restante do tempo. Isso porque, esquecer de cuidar de si ou já acordar e ir conferir as redes sociais são atividades nada benéficas para sua saúde mental. 

Assim, faça questão de acordar no horário correto, tomar um café da manhã saudável, organizar suas coisas e, quem sabe, realizar atividades relaxantes como uma meditação, que te ajudará a manter a concentração durante o dia. 

Organização 

Se tornar uma pessoa organizada te ajudará em muitos aspectos da vida, evitando o desconforto de um ambiente caótico e também a desordem nos seus projetos. Dessa forma, busque organizar desde o seu local de trabalho e estudo, até utilizar plataformas de gerenciamento de atividades para servir como apoio.

Crie metas

Ninguém gosta de trabalhar sob pressão, contudo, criar metas para cumprir e ainda impor prazos para si mesmo é uma estratégia muito eficaz para vencer a procrastinação. Isso porque, criar esse senso de urgência de que tal atividade deve ser feita até essa data e horário limite é um grande motivador para manter o foco.

Livre-se das distrações

É natural que o corpo e mente prefiram atividades prazerosas e que exijam menos esforço, como passar horas nas redes sociais, por exemplo, do que atividades mais difíceis pelas quais você só receberá a recompensa a longo prazo. Por isso, se quiser cumprir uma tarefa, se desligue das redes sociais e de outras distrações.

Faça uma coisa de cada vez

Realizar várias atividades simultaneamente não irá te fazer ganhar tempo. Pelo contrário, se dividir em muitas tarefas irá te atrasar no que deveria ser entregue naquele horário, além de não ser possível ter qualidade e atenção em algo que você não está totalmente concentrado.

Cuide das suas emoções e saúde mental

Por fim, uma parte muito importante para superar a procrastinação é estar bem fisicamente e mentalmente. Isso porque estados de depressão e ansiedade, por exemplo, tornam o ato de procrastinar muito mais fácil, já que se você não estiver bem consigo mesmo, se tornará muito mais difícil se manter fiel às suas obrigações diárias. 

Comentários