Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


3 documentários para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra

Por: 20/11/2023 - 17:13 - Atualizado em: 20/11/2023 - 18:38
AmaElo foi lançado em 2020 (Reprodução/Netflix)

Escrito por Maya Santos

 

É dia de celebração para o povo negra brasileiro! Instituída pela Lei 12.519/2011, o dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Pensando na data. com o objetivo de promover o letramento racial de forma lúdica e com carga histórica, reunimos uma lista com três filmes e documentários para você assistir.

Confira a lista e boa sessão! 

1. Doutor Gama (2021)

Sinopse

O filme brasileiro, lançado em 2021, retrata a história de vida do advogado, jornalista, poeta e escritor abolicionista Luís Gama que é protagonizado pelo ator César Mello. O filme é dirigido por Jeferson De e produzido pela Paranoid Filmes, com Globo Filmes e Buda Filmes como produtoras associadas.

ASSISTA O TRAILER

2. A última abolição (2018)

Sinopse

O documentário aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, seus aliados e inimigos. Além de mostrar o protagonismo do povo negro na luta por libertação, o documentário contribuirá para o debate da história brasileira e da formação da nossa cultura, jogando um novo enfoque no tema e fortalecendo o combate ao preconceito racial.

ASSISTA O TRAILER

3. Emicida: AmarElo (2020)

Sinopse

Mergulhando na cultura, o documentário AmarElo - É Tudo Pra Ontem, de Emicida, traz animações, entrevistas e cenas de bastidores. Usa o show do rapper no Theatro Municipal de São Paulo em 2019 como espinha dorsal, o filme dirigido por Fred Ouro Preto explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos. 

ASSISTA O TRAILER

Comentários