Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA participou de Lançamento de Manual de Arborização

O documento define regras e diretrizes para a arborização urbana em Santarém, Oeste do Pará
Assessoria de Comunicação Por: 25/01/2023 - 15:11
por Lana Mota
 
A UNAMA – Centro Universitário da Amazônia participou, nesta terça-feira (24), do lançamento do Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana no município de Santarém, criado para orientar o planejamento urbano e procedimentos de implantações em espaços públicos. O evento aconteceu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), da Prefeitura de Santarém, e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, do secretário de Meio Ambiente, João Paiva, e do representante da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), Anatoli Branco. 
 
Na ocasião, a coordenadora do curso de Arquitetura da UNAMA Santarém, Carla Matos, que participou dos estudos e do projeto desde 2021, explicou a importância de criar um manual que todos tenham acesso, principalmente onde as secretarias do município trabalhem a implantação e manutenção da arborização nos espaços públicos. “Ao pensarmos nesse manual, primeiramente, precisamos salientar que a implantação da arborização precisa ir desde a escolha de uma árvore até a manutenção. Ou seja, precisamos que a população e as secretarias do município entendam sobre os limites que podem ser utilizados nas calçadas e nas vias”, ressaltou a coordenadora. 
 
O manual faz parte da Lei Municipal Nº 21.871, de 29 de dezembro de 2022, que criou um Plano de Arborização como instrumento de planejamento municipal para implantação de políticas de preservação, manejo e expansão da arborização urbana. Além de delimitar regras em relação ao espaço, o manual catalogou espécies nativas para que a região do Oeste do Pará permaneça com a flora preservada e que valorize árvores da Amazônia.  
 
A colaboração do Centro Universitário e demais instituições de ensino superior foi na realização de estudos de vegetação e urbanização, entre outros. “Alguns estudos já foram realizados para verificar o tipo de vegetação na cidade. Criamos uma lista de espécies da nossa região que podem substituir espécies de outras regiões do país, até mesmo oriundas de outros países. E, aos poucos, substituir o que não é nosso e trazer o que é a cara da Amazônia”, frisou Matos.   
 
O documento pode ser encontrado do site oficial da Prefeitura de Santarém.

Comentários