Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba tudo sobre o curso de arquitetura e urbanismo da Unama

Por: 13/03/2023 - 08:30 - Atualizado em: 13/03/2023 - 08:30
Freepik

Escrito por Thaynara Andrade

Mais do que simplesmente planejar obras, o curso de arquitetura e urbanismo busca formar profissionais que compreendam a relação da sociedade com o espaço social. Essa consciência é essencial, para que eles possam projetar edificações que atendam as necessidades das pessoas. 

Ficou curioso para saber mais sobre essa a graduação? Então acompanhe a matéria para conhecer mais!

Sobre o arquiteto 

Atua no projeto, coordenação e na construção de espaços internos e externos. É de sua responsabilidade planejar como o local será utilizado ao levar em consideração aspectos como funcionalidade, bem-estar e estética. 

 Algumas dessas atividades são a criação de desenhos técnicos, a escolha do tamanho dos ambientes, a posição de entradas e saídas, os pontos de iluminação e a preocupação com o conforto acústico e térmico. 

O curso 

Na Unama o curso de arquitetura e urbanismo tem duração de 4 anos, nos quais os alunos estudam disciplinas como Desenho Artístico; Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais; Automação Ambiental e Inteligência Artificial; Desenho Urbano e Gestão de Obras, por exemplo. 

Mercado de trabalho 

Os graduados em arquitetura têm um campo de atuação muito mais vasto do que se imagina. Confira: 

Arquitetura de interiores: Atua no acabamento, organização e decoração de espaços internos. Leva em consideração aspectos como acústica, ventilação, estética e iluminação. 

Arquitetura industrial: Essa área está ligada à construção de edifícios com finalidades produtivas, como no caso das indústrias. 

Paisagismo e ambiente: Projeta e preserva jardins, parques e praças em meio ao espaço urbano. 

Edificação e construção: Atua mais diretamente na construção de obras de engenharia e tem atividades como definição de materiais e controle de prazos e custos. 

Luminotécnica: A parte da iluminação é muito importante para os ambientes, de maneira que o arquiteto pode atuar apenas em projetos de iluminação. 

Restauro de edifícios: Além de projetar novos espaços, esse profissional pode atuar na restauração de prédios antigos e deteriorados. 

Urbanismo: Planejar o espaço urbano, como regiões inteiras ou cidades é de extrema importância para qualidade de vida da população e uma das funções do arquiteto. 

Ficou interessado no curso de Arquitetura e Urbanismo? Na Unama você escolhe estudar no modelo presencial ou EAD. Legal né?! Clique para conferir!

 

Comentários