Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba mais sobre as vantagens de ser um monitor acadêmico na graduação

Por: 28/02/2023 - 16:12 - Atualizado em: 28/02/2023 - 16:11

Escrito por Thaynara Andrade

Através da monitoria acadêmica o aluno pode ter uma experiência muito mais profunda e enriquecedora dentro do seu curso de graduação, com responsabilidades que o aproximam das atividades realizadas por um professor ou pesquisador. 

Além disso, a monitoria é uma ótima atividade para quem deseja desenvolver sua capacidade de liderança e comprometimento profissional. Por isso, hoje iremos descobrir um pouco mais sobre essa atividade. 

Confira: 

Qual a importância da monitoria?

De acordo com o professor do curso de administração da Unama, John Pablo, a monitoria é uma parte essencial da graduação.  

“A monitoria é um programa de grande relevância para o estudante. Ele irá amadurecer seu perfil acadêmico e profissional realizando atividades que auxiliam o professor de uma das disciplinas já cursadas e essas atividades acontecerão no contraturno”, explica. 

O que faz um monitor?

“Ela irá realizar atividades docentes, de ensino e pedagógicas, sempre com a supervisão do professor. Será incentivado a pesquisar, a desenvolver escritas científicas, a desenvolver planos e a elaboração de aulas e auxiliar o docente em todas as atividades que competem a docência do ensino superior”, explica o professor. 

Benefícios para o currículo 

“A monitoria é importante pois traz visibilidade ao currículo lattes e profissional do aluno. É uma excelente experiência caso deseje futuramente realizar processo seletivo de pós-graduação como Mestrado e Doutorado, seguir na docência e pesquisa”, esclarece.

Ademais, Pablo ressalta que a monitoria pode ser sim usada como um ponto forte nas entrevistas de emprego.

“O aluno também torna-se atrativo ao mercado de trabalho. Ele passa a ser visto como um aluno que busca algo mais, ele vivencia a universidade, tem a oportunidade de experimentar todas as oportunidades que a vida acadêmica oferece”, finaliza. 

 

Comentários