Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Saiba como combater a homofobia nas Universidades

No Dia Internacional Contra a Homofobia, elaboramos uma lista que pode ajudar a fazer mudanças importantes
Por: 17/05/2023 - 10:33 - Atualizado em: 17/05/2023 - 10:34
Foto: Pexels

Escrito por: Maya Santos

 

Ter dignidade e segurança é o desejo de qualquer pessoa ou grupo social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior (3,2%), maior renda (3,5%) e idade entre 18 e 29 anos (4,8%).

Apesar de haver nos dias atuais maior diversidade nos espaços acadêmicos, o grupo ainda passa por exclusão. Isso ocorre não apenas no âmbito social, mas também no profissional, dificultando sua permanência na universidade. 

Por isso, no Dia Internacional Contra a Homofobia, elaboramos uma lista que pode ajudar a fazer mudanças importantes para combater casos que desrespeitem o grupo LGBTQIA+ no espaço acadêmico e na vida. Confira!

 

  1. Entenda a luta LGBTQIA+

O saber é transformador e mesmo que você não seja uma pessoa LGBTQIA+, você pode se aliar às lutas. Conhecendo o histórico dessa bandeira, você saberá como se relacionar e respeitar o grupo. 

 

  1. Não diminua a dor do outro

Seja compreensivo e respeitoso com seus colegas LGBTQIA+. Não zombar das dores é um passo de humanização desse corpo e contribui para a permanência saudável na universidade. 

 

  1. Tenha voz ativa

Mesmo que não domine as pautas do grupo, você pode impedir que o ciclo de bullying continue a existir, apenas com intervenções educativas, a partir da empatia. Você gostaria de ser excluído por ser você? Se questione e questione o outro. Isso pode ajudar. 

 

  1. Aceite a diversidade

Desde que o mundo é mundo, existem relações heteronormativas, homossexuais e lesbossexuais. Por isso, cabe a nós entendermos que as expressões são diversas. Ganhamos mais como sociedade quando aceitamos a individualidade do outro. 

 

  1. Não exclua 

Ter um pensamento inclusivo pode romper barreiras dentro e fora da universidade. Pensar fora da bolha e acolher o diferente enriquece qualquer pessoa e espaço. 

 

E aí, vamos começar nosso dia diferente hoje? Aqui acreditamos no respeito. Venha ser Uninama! 

 

Comentários