Escrito por Thaynara Andrade
A participação em um programa de estágio é muito importante para que estudantes consolidem os conhecimentos aprendidos na graduação e entrem em contato com as demandas reais do mercado de trabalho.
Contudo, quando esse estágio não é remunerado, pode parecer menos vantajoso aceitar a oferta, já que uma bolsa auxílio ajudaria na renda do estudante, para cobrir despesas tanto do curso quanto as pessoais mesmo.
Para tirar as dúvidas dos alunos, sobre os prós e os contras do estágio não remunerado, a Unama conversou com o consultor de Recursos Humanos, Jessé Barbosa que deu suas sugestões.
Vale a pena fazer estágio não remunerado?
“Sim vale a pena. Apesar de não ter o suporte financeiro, há muito a se ganhar com essa oportunidade, como a experiência absorvida, o aprendizado adquirido no calor dos desafios diários, a ampliação do currículo e o aproveitamento da capacitação que a empresa oferece”, afirma Jessé.
Além disso, ele ressalta que o networking possibilitado durante a imersão do estágio, ajudará o aluno na conquista de indicações para novas oportunidades.
Quais as desvantagens?
“No que se refere a estágio obrigatório (tradicionalmente) o estagiário não recebe bolsa ou auxílio financeiro, mas mesmo assim, não é motivo para não topar o desafio, haja vista que as oportunidades normalmente vêm disfarçadas de dificuldades, então aproveite que o único a ganhar é você!”, finaliza o consultor em RH.
Comentários