Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estágio não remunerado: saiba as vantagens e desvantagens dessa modalidade

Por: 24/03/2023 - 08:00 - Atualizado em: 28/03/2023 - 17:40
Freepik

Escrito por Thaynara Andrade

A participação em um programa de estágio é muito importante para que estudantes consolidem os conhecimentos aprendidos na graduação e entrem em contato com as demandas reais do mercado de trabalho.

Contudo, quando esse estágio não é remunerado, pode parecer menos vantajoso aceitar a oferta, já que uma bolsa auxílio ajudaria na renda do estudante, para cobrir despesas tanto do curso quanto as pessoais mesmo.

Para tirar as dúvidas dos alunos, sobre os prós e os contras do estágio não remunerado, a Unama conversou com o consultor de Recursos Humanos, Jessé Barbosa que deu suas sugestões.

Vale a pena fazer estágio não remunerado?

“Sim vale a pena. Apesar de não ter o suporte financeiro, há muito a se ganhar com essa oportunidade, como a experiência absorvida, o aprendizado adquirido no calor dos desafios diários, a ampliação do currículo e o aproveitamento da capacitação que a empresa oferece”, afirma Jessé. 

Além disso, ele ressalta que o networking possibilitado durante a imersão do estágio, ajudará o aluno na conquista de indicações para novas oportunidades. 

Quais as desvantagens?

“No que se refere a estágio obrigatório (tradicionalmente) o estagiário não recebe bolsa ou auxílio financeiro, mas mesmo assim, não é motivo para não topar o desafio, haja vista que as oportunidades normalmente vêm disfarçadas de dificuldades, então aproveite que o único a ganhar é você!”, finaliza o consultor em RH. 

 

Comentários