Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Especialista ensina primeiros socorros em peixe-boi

Biólogo do ZOOUNAMA explica os passos que os moradores podem seguir
Assessoria de Comunicação Por: 18/04/2024 - 16:15 - Atualizado em: 18/04/2024 - 16:17
Por João Milton
 
Os filhotes de peixe-boi, mamíferos aquáticos, após encerrar o ciclo de acompanhamento com a mãe, enfrentam diversos riscos de vida. Entre eles, está a captura acidental. Alguns animais dessa espécie podem apresentar ferimentos quando são encontrados em malhadeiras. Diante de situações como essa, moradores podem realizar procedimentos básicos necessários enquanto aguardam a chegada dos órgãos responsáveis.
 
“O importante é tentar identificar a condição física do animal, se está preso em alguma rede de pesca, corda ou outro material que limite sua movimentação. Neste caso, deve-se soltá-lo e devolvê-lo à água, pois, caso seja filhote, provavelmente, a mãe estará próxima ao local. Se ele apresentar lesões, o correto é acionar os órgãos ambientais para tomar as medidas necessárias e acompanhar o filhote até a chegada da equipe no local", conclui Esrom Paixão, biólogo do ZOOUNAMA – Zoológico da UNAMA.
 
O especialista explica outras atitudes que os moradores podem realizar para manter o animal vivo enquanto aguardam a chegada dos veterinários. “Em casos de filhotes, pode se alimentar com leite de vaca utilizando garrafa pet e bico de mamadeira. Com a chegada do órgão ambiental responsável pelo resgate, os especialistas farão as primeiras avaliações do estado de saúde dele e o encaminhará ao centro especializado mais próximo, onde receberá os cuidados necessários”, afirma.

Comentários