Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Descubra se você precisa de um coach ou um mentor

Esses dois profissionais usam técnicas para impulsionar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal e profissional
Por: 28/12/2022 - 00:00 - Atualizado em: 13/01/2023 - 12:51
Contar com a ajuda de um coach ou mentor pode transformar sua vida

Escrito por Thaynara Andrade

Quem já tentou superar um mau hábito, uma crença limitante ou um padrão de comportamento negativo, com certeza, deve saber que mudar não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, por mais que se tenha os conhecimentos necessários para superar um problema, quando se vai à realidade esses obstáculos parecem se tornar maiores e quase insuperáveis. 

E é justo nesses momentos que metodologias como o coaching e mentoring surgem como uma alternativa para superar medos e  correr atrás dos objetivos.

Para te ajudar a entender como funcionam essas duas ferramentas a Unama conversou com Nilton Costa, que é Advanced Master Coach e explicou mais sobre o assunto. 

coaching x mentoring

Tanto o coach quanto o mentor atuam no desenvolvimento do indivíduo, para que ele possa superar obstáculos e alcançar as suas metas de vida. Entretanto, de acordo com Nilton Costa, os dois, por mais que atuem para fins parecidos, se diferem em diversos pontos.

“Todas as técnicas e ferramentas do Coaching são utilizadas para gerar reflexão e consciência para que o cliente encontre suas próprias respostas, tome as decisões necessárias e condicione seu comportamento para melhorar sua performance em direção de seu objetivo”, explica Nilton. 

Ainda de acordo com ele, o trabalho do coach é mais provocativo, de forma a relembrar ao profissional quem ele é e as capacidades que possui.

“Para o Coaching, o que muda o mundo não são as respostas, pois no fundo, todos nós sabemos o que precisamos para atingir nossos resultados. O que muda o mundo são as perguntas, que nos confrontam com as respostas ocultas que muitas vezes escondemos por medo da responsabilidade de encará-las”,  afirma.

Assim o coaching tem como técnicas de trabalho o uso de perguntas e metáforas que incentivem uma auto reflexão no cliente.  Enquanto ao mentoring, veja o que Nilton diz:

“O mentoring é uma metodologia de transferência de experiências que, diferentemente do Coaching, sua estrutura metodológica é pautada em transferir conhecimentos e experiências através de sugestões, opiniões, informações e conselhos”, esclarece o profissional. 

Como decidir entre coaching ou mentoring?

Para Nilton, não há uma resposta exata sobre qual escolher, já que ambas metodologias podem ser ferramentas úteis para os mesmos problemas que o profissional tiver. O que vai pesar na área da escolha é a própria familiaridade da pessoa com uma ou outra metodologia. 

“O ideal é a experiência. Eu sempre digo que tudo funciona, mas nem tudo eu gosto. Da mesma forma que para saber se eu gosto mais de correr na esteira da academia ou na praia, eu tenho que provar duas fontes”, explica.

Quais são as contribuições dessas duas ferramentas?

Assim como um aluno, na academia de musculação tem melhores resultados com o personal trainer, e na escola, tem melhores resultados com o professor particular, o cliente que quer atingir objetivos profissionais e de vida, tem muito mais resultados com o coach ou o mentor, explica Nilton.

“Ainda que a gente saiba o que tem que fazer, a gente se sabota, pois o cérebro condiciona inconscientemente nosso comportamento ao menor esforço ou à “zona de manutenção”, por isso é tão diferente mudar. No entanto, a mudança é necessária, pois como disse Albert Einstein: “tolice é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”, sendo assim, precisamos mudar essas atitudes autodestrutivas, algo que é ainda mais difícil sozinho”, afirma.

Entre as contribuições desses profissionais para os cliente, Nilton ressalta, “o coach e o mentor ajudam o cliente a ver oportunidades, a se afastar de distrações, manter o foco no que é mais importante, gerir o tempo, ter mais coragem e resiliência, estabelecer estratégias, testá-las e avaliá-las, pois de nada adianta ter a estratégia e não colocá-la à prova”,  finaliza. 

 

 

Comentários